Select Your Language

compartilhe

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Vestibular

Mas na verdade, o que é o Vestibular? O vestibular é a “porta de entrada” para as universidades. Isso, todo mundo sabe. Mas, o que todo mundo se questiona é: o vestibular avalia alguma coisa? Afinal, como muito se diz: ‘Prova não prova nada’

Justo ou não, passar no vestibular é uma alegria muito grande. Ver um amigo seu passar também é muito gratificante. Por isso, não faltam motivos para os autores desse blog comemorarem.

O autor Pedro de Figueiredo gostaria de parabenizar o seu companheiro de blog, Paulo Aragão, pela classificação para o 1º semestre do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Já o autor Paulo Aragão gostaria de parabenizar o seu companheiro de blog, Pedro de Figueiredo, pela classificação para o 1º semestre do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os autores também gostariam de parabenizar todos os seus amigos que obtiveram êxito e ingressarão esse ano na universidade.

Aos amigos que não conseguiram se classificar, nossos sinceros votos de mais sorte ano que vem. Além disso, mais estudo (fazer o que? É necessário =p). Tenha certeza que 2009 será o último ano da sua era A.F(antes da faculdade) =p

Aos que passaram, nossos sinceros parabéns!

Aos que não passaram, usem isso como um estímulo a mais pra destruir ano que vem!!! =DD

Um Forte Abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)




ERRATA: Na postagem “Dossiê Battisti”, na linha 21 estava escrito: “luta contra os direitos humanos”. O correto seria: luta pelos direitos humanos. O erro já foi corrigido. Perdoem-nos pelo equívoco! xDD

Leia mais...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dossiê Battisti

O caso de Cesare Battisti, italiano condenado à prisão perpétua por diversos assassinatos, é um tanto quanto curioso. Mais uma vez, nossa função hoje não é sanar dúvidas, mas sim criá-las. Alguns fatos relacionados ao caso são estranhos, como veremos a seguir. A decisão do Ministro da Justiça, Tarso Genro, em conceder o exílio político se baseia na falta do direito de defesa do réu em seu julgamento na Itália.

Apesar de todas as circunstâncias, o conselho responsável por julgar pedidos de exílio considerou inadequada a concessão do exílio. E o Ministro não respeitou a decisão. Mais ainda, o Supremo Tribunal Federal não irá julgar o caso, também a pedido do governo brasileiro. O questionamento é simples: se existe um conselho para julgar o pedido de exílio, por que não cumprir a decisão deste conselho? Ultrapassando esse conselho, estaríamos ferindo um processo democrático, assim como, supostamente, a Itália fez. O pedido ao STF de arquivar o processo também é estranho. Se estamos concedendo exílio a uma pessoa que não teve direito de defesa, por que não damos o direito da maior instância judicial do país julgar procedente ou não esse exílio?

Mais uma coisa estranha, surgiu à noite. Quem assistiu ao Jornal Nacional, notou que William Bonner citou o nome do advogado de Cesare: Luiz Eduardo Greenhalgh. Esse nome nos chamou atenção. Greenhalgh, renomado advogado na luta pelos direitos humanos, tinha sido o candidato do PT para a eleição de presidente da Câmara em 2005. Ora, não gostaríamos de levantar falsas suspeitas (ainda mais se tratando de um profissional altamente respeitado e qualificado – sem ironias), mas é bastante estranho conceder exílio a um político italiano, cujo advogado é um político brasileiro filiado ao mesmo partido do Ministro da Justiça e do Presidente da República.

Não podemos esquecer, no entanto, que a Itália, apesar de democrático, é um país problemático, com longas histórias de corrupção e perseguição política. Se, de fato, houve perseguição é nossa obrigação conceder exílio político, acima de todo custo.

Entretanto, as relações diplomáticas Brasil-Itália poderão ficar mais tensas. E aí, uma pergunta, nos vem a cabeça, vale a pena trocar a vida de um cidadão estrangeiro pela vida de vários brasileiros, que dependem das relações entre os dois países, como as comerciais, por exemplo?

Esse é um tema muito difícil. Por isso, gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse assunto. Poste ou nos envie um e-mail ;)

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tive uma idéia...

Os autores deste blog tiveram uma grande idéia para o assunto de hoje. Provavelmente, você deve estar ansiosamente se questionando que idéia é essa. Bem, a nossa idéia é falar sobre idéia. Ahn? Isso mesmo, nossa proposta não é contar as nossas, mas sim discutir sobre o que é a idéia.

Em geral, não pensamos sobre aquilo que é abstrato, excetuando-se sentimentos como amor e amizade. Mas coisas abstratas estão presentes frequentemente no nosso dia-a-dia. Alguém já teve a idéia de refletir sobre idéia? O Dicionário Aurélio (Nova Fronteira, 2000) apresenta a seguinte definição para esse vocábulo: “1. Representação mental de coisa concreta ou abstrata; 2. Projeto, plano; 3. Imaginação; 4. Opinião, conceito; 5. Mente, pensamento; 6. Lembrança”.

É curioso, inclusive, perceber que crianças dificilmente perguntam a seus pais o que é uma idéia. Esse conceito está inerente ao nosso ser. Nós não somos nada sem planos, pensamentos, imaginação, lembranças. Isto é, a idéia está presente em nós, 24 horas por dia. Penso, logo tenho idéia, pois se existo tenho idéia. E nós não nos damos conta disso! A idéia, com ou sem acento, está mais presente com você do que seus pais, seus amantes, seus amigos. Isso é fantástico!!! Como pode algo abstrato ser tão presente em nossas vidas?? Mas, tratar (como tratamos até agora) a idéia como algo abstrato é muito simplório. A idéia pode ser “a representação mental de coisa concreta ou abstrata”. Assim, a idéia é algo superior, algo que ultrapassa os limites do concreto e da abstração. Talvez você discorde, mas a idéia consegue ser abstrata e concreta ao mesmo tempo. Você não consegue imaginar a forma de uma idéia (algo abstrato), mas se você imagina, está tendo uma idéia e isso, de fato, é concreto.

Por fim, deixaremos vocês com esse questionamento sobre o ser ou não ser da idéia. Mas uma coisa é indiscutível. Não existe prazer maior do que concretizar uma idéia. Tarados de plantão falarão que uma boa transa é melhor. Mas, se a transa foi boa é porque a sua idéia de transar foi genial.

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

Para você

Caros amigos,
O nosso blog estreou há 2 dias. Entretanto, ainda não tivemos tempo suficiente para deixá-lo totalmente pronto para você, nosso amigo leitor. Por isso, pedimos desculpas pela demora em novas postagens, mas afirmamos que algumas delas, inclusive, já estão sendo escritas.

Ainda nesse fim de semana, novos textos pra você pensar, refletir e se questionar!

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Blog...

O que é? Por que criar um? São duas perguntas difíceis de serem respondidas e que, com toda a certeza, não possuem uma resposta “padrão”.
Muita gente usa o blog como um diário online (Ué? Diário não era algo secreto oO). Outras usam para faturar uma graninha (ou uma puta grana, dependendo da pessoa). Há ainda aqueles criam para não fazer nada. No atual momento, acho que essa última opção foi o que nos fez lançar o (In)utilidades Online. =DD
E por que criamos? Visando a quê? A reposta poderia ser a mesma (=P), mas o nada já é algo. Correto? Afinal, se não quiséssemos NADA realmente, nem o blog viria a existir! XD

Então aqui estamos nós! Com o objetivo de levar o maravilhoso NADA a TODOS! =P
E que todos nós possamos nos divertir e refletir com NADA que realmente importe!

Um Abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics