Select Your Language

compartilhe

domingo, 8 de novembro de 2009

Clube de Regatas Vasco da Gama

Sabe quando você sente que seu chão sumiu e não sabe o porquê que isso está ocorrendo?

O dia 7 de dezembro de 2008 marcou isso para uma nação: A Cruzmaltina.

Nesse dia ocorreu o rebaixamento de um dos mais tradicionais clubes do futebol mundial: O Clube de Regatas Vasco da Gama.


A queda para a série B do campeonato brasileiro foi apenas a consequência de uma série de atitudes erradas e de um autoritarismo extremo - digno das piores ditaduras do mundo – adotado pela presidência do clube.

As Brigas políticas e divisões internas eram as principais características atuais desse clube que tanto havia brigado pela liberdade das pessoas e pelo fim do preconceito étnico.

O ano de 2008 vai ficar marcado como o ano da queda. Mas também como o ano em que o presidente e ídolo Roberto Dinamite assumiu a presidência do Vasco.

Muitos passaram a duvidar se o Vasco da Gama conseguiria retornar à divisão principal depois desse duro baque. Muitos vascaínos começaram a criar dúvidas sobre as capacidades do nosso Dinamite. Pois bem... o ano de 2009 chegou e começou cheio de incertezas.


Dia 24 de janeiro de 2009 a estrada tortuosa rumo à 1ª divisão teve início. O jogo foi Vasco e Americano e a torcida, como sempre, compareceu em bom número na colina histórica.

Nem a estréia da promessa Rodrigo Pimpão, nem o retorno de Léo Lima e muito menos a estréia do novo elenco do Vasco foram suficientes para evitar a derrota por 2X0.

Nesse momento só havia espaço para críticas. Frases como “Com esse elenco vai para a série C” e “Dinamite só ta fazendo besteira” foram muito escutadas e lidas nos bares e fóruns do mundo.


Mas Vascaíno que é Vascaíno não se abate tão fácil. Temos 111 de glórias e conquistas. Se nossos ancestrais fossem medrosos não teríamos São Januário(que foi construído graças a famosa ‘vaquinha’ e sem a ajuda do governo) e muito menos haveria um Pelé, um Denner, um Reinaldo ou qualquer outro jogador negro ou de origem pobre.

Um clube que sempre passou por dificuldades mas mesmo assim se tornou uma das maiores instituições do mundo não poderia se curvar devido a esse degrau.

O Vasco é um gigante. O Vasco é imortal. E o Vasco prosseguiu.

O campeonato carioca continuou e fomos eliminados do 1º turno no tapetão. Mas as adversidades são um trampolim para melhorarmos. Continuamos jogando honrosamente.

Ganhamos do Flamengo, do Botafogo e empatamos com o Fluminense. A nau vascaína estava à toda. A semifinal do segundo turno contra o Botafogo – no dia 11 de abril – marcou uma tempestade. Jogamos muito mal e perdemos por 4 x 0. Nessa hora que ela, que fez o papel mais importante no ano todo mostrou o seu valor: A torcida. Mesmo perdendo o jogo a torcida saiu exaltando os esforços dos jogadores, comissão técnica e diretoria.“O Sentimento Não Pode Parar” foi o nosso lema.


A nossa cruzada prosseguiu na Copa do Brasil, onde fomos eliminados para o Corinthians do Fenômeno sem perder nenhuma vez durante a competição. Esse era só mais incidente de percurso.


A série B começou. O primeiro jogo foi contra o Brasiliense. Ganhamos com um gol do Rodrigo Pimpão. Ganhamos mais 2 jogos seguidos e, então, veio a nossa maior tempestade.

Paramos de ganhar e despencamos na tabela. Isso era tudo o que muitos torcedores precisavam para voltar a criticar o Vasco da Gama e seu elenco. Quando, finalmente, voltamos às vitórias, nada mais nos segurou.


Estádios lotados, vitórias convincentes e outras nem tanto. O fato era que todos estavam unidos em prol de um ideal: A volta para onde nunca deveríamos ter saído.


Dia 07 de Novembro de 200

9. Vasco da Gama Vs. Juventude. Local: Maracanã.

335 dias após a fatídica data do rebaixamento, voltamos para a 1ª divisão do brasileiro.

Não digo que foi um pesadelo. Mas sim um

mal necessário para que conseguíssemos enxergar que um clube não é feito apenas de glórias no passado. Para que víssemos que temos que apoiar incondicionalmente. Para que o nosso sentimento se multiplicasse.


Como dizem as canções da torcida “A cada dia te quero mais. Sou Vascaíno e o sentimento não pode parar” ou então “Sempre ao teu lado até o fim, minha vida é você. E a torcida sempre tão linda. Nós viemos para te apoiar, juntos vamos ganhar. Na alegria e na dor, o sentimento não pára, pois todo vascaíno tem amor infinito. Cantarei de coração: Vasco da Gama”.

2009 ficará marcado como o ano da virada. Como o ano em que o recorde de público é nosso. O ano em que transformamos o veneno em remédio.



Meu muito obrigado ao Dinamite, Dorival, C. Alberto, Pimpão, Nilton, Prass, Paulo Sérgio, Fagner, Ramon, Fernando, Titi, Vilson, Amaral, Souza, Allan, Élton, Enrico, Adriano, Aloísio, Ernani, Robinho, Paulinho, Mateus,Tiago, Mourisco, Cestaro, Pará, Magno, Alex Teixeira e P. Coutinho.


Meu muito obrigado à galera vascaína que lotou todos os jogos que pode.

É com muito orgulho no peito que eu grito: “O MEU VASCÃO VOLTOU”


Obrigado a todos!

O Nosso Sentimento Nos Trouxe de Volta!!!


Por: Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)


Leia mais...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics