Select Your Language

compartilhe

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Romário X Ronaldo

No último domingo, o programa Esporte Espetacular, da TV Globo, apresentou um debate. Quem seria o melhor jogador? Romário ou Ronaldo? O (In)utilidades Online entrou nessa discussão. O autor Paulo Aragão acredita mais em Ronaldo. Por sua vez, Pedro de Figueiredo defende que Romário é melhor. Veja nossas análises e forme a sua opinião. No final, deixe um comentário defendendo a sua preferência =DDD

Romário

Romário ou Ronaldo?? Bem, na minha opinião, Romário é, sem dúvidas, o melhor. O baixinho, polêmico e marrento, sempre foi sensacional dentro das quatro linhas. Lançado nas categorias de base do Olaria, começou e terminou a sua carreira profissional no Vasco da Gama.

A baixa estatura e a humilde origem poderiam ter sido empecilhos. Mas, o craque sempre soube se superar. E superou todos os limites, atingindo em 20 de maio de 2007 o milésimo gol da carreira. Não foi um milésimo gol qualquer. Romário marcou o seu milésimo gol no Estádio Vasco da Gama, palco de momentos históricos do nosso país, como a declaração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelo então presidente Getúlio Vargas. Mais do que isso, com a camisa do clube que o lançou profissionalmente e pelo qual mais fez gols em sua carreira. Este é o maior motivo pelo qual Romário é um grande craque. Nenhum outro jogador até hoje igualou esta marca, a não ser Romário e o Rei do Futebol, Pelé.

Mas, a carreira de Romário não foi feita apenas de 1000 gols, apesar de esta ser uma marca histórica. O baixinho foi o ganhador do prêmio concedido pela FIFA para o melhor jogador do mundo do ano de 1994. Ano este em que se destacou, sendo o melhor jogador da seleção brasileira na Copa do Mundo e contribuindo muito para a conquista do tetracampeonato. Em 1998, o corte do jogador da seleção que disputaria a Copa da França gerou comoção nacional. E em 2002, a sua não-convocação gerou indignação e tristeza. O maior jogador brasileiro da década de 1990 jamais jogaria uma outra Copa do Mundo. Mas isso não abateu Romário, que continuou se destacando em todos os clubes pelos quais passou.

Muitos o criticam por ter passado a maior parte dos jogos que disputou esperando bolas na área. Talvez isso seja verdade. Entretanto, o fato é que dentro da área o baixinho sempre foi único, preciso e matador. Esta parte ninguém pode negar.

Fora de campo, é inegável: Romário sempre foi uma personalidade polêmica. Confusões com técnicos, colegas de time e o grande prazer pela noite mancharam a imagem do baixinho. Mas, nenhum desses eventos prejudicou o seu desempenho dentro das 4 linhas.

Desta maneira, Romário fez história. Pode não ter sido o maior jogador da seleção brasileira, pode não ter sido o maior craque da história de clubes como Vasco e Flamengo, mas sempre foi um gênio dentro de campo. E suas habilidade e precisão jamais serão esquecidas.

Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)


Ronaldo

Ronaldo Lazário, vulgo ronaldinho... ou ainda fenômeno.

Despontou no modesto São Cristovão aqui do Rio de Janeiro e rapidamente chamou a atenção de grandes clubes.

Logo foi jogar no Cruzeiro e arrebentou! Ainda jovem foi parar na Europa, mais precisamente no PSV Eidhoven da Holanda(mesmo primeiro clube internacional do baixinho =p). Lá ele fez recordes que só foram agora batidos pelo sortudo, diga-se de passagem, Afonso Alves.

Sua velocidade, habilidade e faro de gols logo o levaram para o Barcelona. Lá ele ficou conhecido por sua arrancada e frieza na frente do goleiro. Sua meteórica ascensão não parou por aí! Depois do Barça, Internaziole. Onde foi eleito o melhor do mundo e viveu o melhor momento de sua carreira até algo inesperado acontecer. Ronaldinho rompeu os ligamentos do joelho direito. E na sua tão aguardada volta, rompeu novamente. Muitos achavam que sua carreira havia acabado por ali. Mas a copa do mundo de 2002 provou que não! Ronaldo ganhou(Sim, ele foi o protagonista da seleção) e voltou a ser o melhor do mundo. Logo foi para os time dos Galáticos, o Real Madrid. Porém problemas disciplinares sempre abalaram sua carreira, e isso novamente o ajudou a ficar sem clima em Madrid. Foi parar no Milan. Até que começou jogando bem, porém uma nova lesão o afastou do futebol. E esse período sem bola foi o mais tenebroso da sua carreira: Problemas com garotas(??) de programa, com o peso, declarações desnecessárias...

Enfim...

Muitos acham que sua carreira AGORA sim acabou-se.

Mas Ronaldo é tinhoso... não se abala pro nada... Está preparando sua volta no Corinthians.

E eu, mesmo vascaíno, torço de coração para que ele arrebente e dê a volta por cima!!

Campanha: Quero o Ronaldo na Copa de 2010!!! =DD

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)


E você, caro leitor? Romário ou Ronaldo??

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

7 comentários:

bm2006cefeteq disse...

Ronaldo com certeza!
Romário fez 1000 gols , contando os de futebol de botão, os de peladinha...ai ai!!

Renan Coelho disse...

Nem Romário levou uma copa nem Ronaldo outra. Bebeto jogou demais, Taffarel pegou tudo, e ninguém passou pelo Dunga (mais desarmes na competição) em 94. Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho fizeram chover em 2002, Marcos ganhou o tratamento dos santos. Não vi Romário como um excepcional jogador (com perdão do trocadilho, grande já tá de muito bom tamanho), humildade o Romário nunca teve, Romário foi eleito melhor do mundo uma vez, isso quando campeão de uma Copa do Mundo! O Ronaldo ganhou em 96 (com o Brasil sendo eliminado pela NIGÉRIA nas Olímpiadas); 97; e em 2002 (agora sim campeão do Mundo). Maior artilheiro da história das Copas, ingressou na seleção brasileira com 17 anos. Jogador mais jovem a ganhar o prêmio de "Melhor do Mundo FIFA", tem mais títulos importantes que o Romário. O Baixinho é um fanfarrão, marrento, mascarado: "A Força Jovem devia aprender a torcer com a Raça Fla". Anos depois tava dando volta Olímpica em São Januário sendo abraçado pela torcida. Romário, craque na arrogância, Ronaldo é o retrato do brasileiro, que aguenta tanta coisa, mas "não desiste", sempre dando uma volta por cima aqui, outra acolá.

Enfim... Ronaldo.

Carol Romão disse...

Ronaldo!

Romário é, duvidas, como disse o Pedro, um matador, mas, ainda assim, Ronaldo alem de otimo jogador é exemplo de superação!
Mil gols não dizem exatamente o quão bom é um jogador, há muito mais que isso! ;]

Beeijos.

Fernando André disse...

Quando o Ronaldo chegar pelo menos aos 500 gols dá pra começar uma discussão... até lá sem comparação...
REImário

1° Info A1 disse...

Ronaldo o Fofomeno :p
1° - na minha opnião o curriculo do Ronaldinho e melhor que o do Romário
2° - vacilos ambos Tiveram ..
3° - eu prefiro o Ronaldinho e ponto :p

Unknown disse...

R O M Á R I O .
Porque é o Romário e acabou.

ah, gente, o Romário é bem mais charmoso, o Ronaldo sempre foi estranho...quem sabe agora de aparelho ne?!
=D

beijoocas .

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics