Select Your Language

compartilhe

terça-feira, 23 de junho de 2009

Resenha Cinematográfica: Anjos e Demônios

Caros amigos, enquanto a faculdade não permite a segunda parte do Duas Opiniões, estamos postando uma excelente resenha feita pelo nosso amigo leitor Vinícius Lima. Mande vc também o seu texto para: inutilidadesonline@gmail.com
Será um prazer publicá-lo aqui. Ah, a segunda parte do 'Duas Opiniões" sem falta nesse fim de semana. Não perca!

Religião e ciência em choque, literalmente
Vinícius Lima

Dan Brown, escritor do polêmico livro “O Código da Vinci”, realça novamente a velha discussão que atravessa os séculos: as divergências entre a religião católica e a ciência. O filme “Anjos e Demônios”, baseado no livro de mesmo nome, mostra um final feliz nesse bate-boca, embora com tantas baixas, e, com os mesmos produtores de “O Código da Vinci”, estrela o grande ator Tom Hanks ( Robert Langdon ), o simbolista com pinta de Sherlock Holmes.

O longa já aborda de princípio a lei do criacionismo, citando o famoso
acelerador de partículas da Suíça, cujo objetivo é recriar o Big Bang. E conseguiram: foi criada a tal antimatéria que poderia ser a primeira partícula do mundo. Seria um dos velhos princípios da Igreja sendo negados pela ciência?

O grande ponto da obra foi a abordagem magnífica do autor sobre a
sociedade secreta Illuminati. Esse é o ponto principal para o início da discussão-base dela. Espalhados secretamente durante o Iluminismo europeu, o grupo propunha uma visão mais laica da sociedade na hora de contestar as descobertas feitas pelo homem, de que se deveria ter uma racionalidade, e não uma submissão a tais ideais. A opressão que Galileu sofreu recebeu um foco especial, pois é um dos exemplos mais explícitos da Inquisição do séc. XVI. O objetivo dos “iluminados” era justamente usar a ciência para acabar com o conservadorismo do cristianismo.
Os vilões iluminados usam a morte e todo o processo eletivo do Papa
no Vaticano para “reaparecem”, já que se mantinham em segredo há quase três séculos. A ciência contra a Igreja foi representada justamente com a antimatéria, produto dos choques de prótons no acelerador de partículas suiço, cujo uso indevido poderia explodir uma cidade inteira. Os cardeais preferidos ao cargo de Papa são sequestrados e mutilados de acordo com fictícias tradições do Illuminati exceto um, cardeal este salvo por Robert Langdon e eleito como Papa ao final.

Toda a problemática entre os cientistas e a religião descrita em
“Anjos e Demônios” foi muito bem estruturada, pois encadeia um processo que pende desde o julgamento dos pioneiros da Revolução Científica do séc. XVI. O papa Bento XVI, porém, aceitou os questionamentos de Galileu em 2008, julgando-os “justos e racionais”. Teria se iniciado aí um consenso? Não se pode afirmar isso, pois a posição conversadora de Vossa Santidade quanto às células-tronco e aos métodos contraceptivos permanece intacta como os tesouros escondidos sob o Vaticano.

A iluminação, proposta pela sociedade secreta Illuminati, não seria
apenas a explosão da matéria criada pelo colisor, causando todo aquele alvoroço na Praça de São Pedro, mas uma reflexão profunda dos próprios fiéis sobre valores que o cristianismo difundiu durante tanto tempo, revelando uma tendência para o mundo do séc. XXI, com tantas inovações tecnológicas e científicas.

“Anjos e Demônios” é uma obra que resume a dúvida que as pessoas
carregam consigo há quase quatro séculos: “A Igreja ainda se impõe sobre nós?” Em tempos de Reforma Protestante, no séc. XVI e XVII, onde o número de fiéis caía drasticamente, é natural pensar que foi uma atitude de precaução deter todos que se mostravam contra a qualquer tabu, porém chegou a hora de mostrar um apaziguamento nessa questão tão séria. Estaria o diretor Ron Howard prevendo o que poderia acontecer, assim como Roland Emmerich, de “O Dia Depois de Amanhã”? São duas tendências bem antagônicas, mas são catástrofes iminentes que podem ser evitadas pelo próprio homem; o que falta é atitude...

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonine@gmail.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics