Select Your Language

compartilhe

sexta-feira, 5 de junho de 2009

(In)utilidades On na cobertura de Protógenes

Caríssimos amigos, o (In)utilidades On inova mais uma vez. O nosso escritor Pedro de Figueiredo acompanhou uma palestra do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e fez uma cobertura para este blog. Em breve, fotos do evento.

Protógenes não nega possível candidatura em 2010
Pedro de Figueiredo

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, esteve ontem à noite na Escola de Comunicação da UFRJ para dar uma palestra em que contava sua experiência como policial federal. Ao longo de toda a palestra, entretanto, o delegado apresentou um forte posicionamento político.

Protógenes criticou duramente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, por sua vez, havia criticado o governo Lula. Segundo ele, Lula pegou um país em frangalhos e sem esperança. Disse ainda que tinha certeza de que vai fazer muito pelo país. Porém, ao ser perguntado se iria se candidatar a algum cargo em 2010, Protógenes desconversou, mas não negou em momento nenhum a possibilidade de concorrer a um cargo político.

O delegado Protógenes se mostrou também preocupado com o futuro da imprensa brasileira ao repetir por diversas vezes que a atividade jornalística deve tomar cuidado com o “peso” de suas informações. Protógenes ressaltou o papel da imprensa na sociedade, mas disse que essa fução deve ser exercida com cuidado, pois senão pode atrapalhar inclusive a nação, como no vazamento de investigações de alto risco. “É preciso ter cuidado se aquilo que foi investigado pelo jornalista vai ser benéfico ou maléfico para o Estado e a sociedade” – disse o delegado. Ainda em relação a mídia, o policial fez duras críticas às revistas Veja e Istoé pelas suas coberturas, segundo ele, tendenciosas durante a operação Satiagraha.

Outro ponto bastante abordado na palestra foi a corrupção. Para ele, a corrupção se origina de um desequilíbrio entre o público e o privado e é um problema para o funcionamento de todos os setores. Ao comentar sobre a famosa operação que comandou, a Satiagraha, disse que nela existe um “acordo guarda-chuva” e que fundos de pensão irrigariam o banqueiro Daniel Dantas.

O delegado disse ainda que se sente apoiado por 99% da Polícia Federal e que no final das investigações da qual é réu, por vazamento de informações, a verdade prevalecerá.



Voltaremos amanhã com uma discussão bem legal e aparticipação de outros blogs.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

5 comentários:

Laleña disse...

Pow, mto legal ter tido uma palestra cm o delegado que comandou essa operação, eu concordo com ele no tocante as revistas e a mídia... nem td informação á respeito desse tipo de operação e como eles agem deve ser fornecida assim.
Abordagem cm sempre mto legal!
bjão

Marco.. disse...

Muito interessante mesmo! Oportunidade de poucos ter uma palestra com um delegado da PF experiente, taí um bom contato, Pedro ;D
Boa matéria, ponto de vista de alguem que de certo modo é inacessível pra gente.

abraços ^^

Carol Romão disse...

Primeiro: Meus parabens o Pedrinho que mandou bem no texto, pra variar. E conseguiu se meter la na coletiva! =)

Segundo: É inegável que a mídia deva ser privada de certaz informações muitas vezes, pois tornaria esse tipo de operação muito mais eficiente. No entanto, ela também é essencial para que haja a colaboração de todos na resolução dos casos. O grande problema com a mídia é a falta de controle sobre seu acesso a todo tipo de informação. Se isso acontecesse, acho que seria uma troca ideal! =)

Beeeeeeijos

Danielle Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle Albuquerque disse...

Pedro-meu-sobrinho-quase-jornalista:
Bom texto. Está completo, claro, itens bem abordados :)
Imprensa isenta não existe, em lugar algum. É impossível contar uma história sem que ela tenha seu ponto de vista, mesmo que se escolha muito as palavras. Veja, dentre N assuntos falados pelo palestrante, você teve que escolher os que achou mais relevantes para abordar em seu texto. Só aí a isenção já começa a desabar...
Muita saudade! Bjs

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics