Select Your Language

compartilhe

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ontem e Hoje

Vocês sabem que dia é hoje???

Pois é, apesar do Dia Internacional da Mulher ser dia 8 de março, 30 de abril é o Dia Nacional da Mulher. Ou seja, hoje é o dia da mulher brasileira, com toda a sua diversidade, e que é fã do nosso blog ;)

Para comemorar este dia, vamos lembrar um pouco do papel da mulher na sociedade há muitos anos atrás.














Nas décadas de 1920 e 1940, a mulher era vista como um sexo inferior e que só pensava na sua casa, na sua família. Na imprensa, chegavam notícias, por mais que um pouco ultrapassadas, da Europa, o grande referencial de beleza. Lá, a grande preocupação das madames era com a beleza e a estética. As belas senhoras e senhoritas da sociedade não podiam nem ser gordas, nem magras de mais, nem muito nem pouco maquiada, objetivando sempre o casamento. Assim, começavam a chegar no Brasil produtos que permitissem à mulher permanecer jovem por mais tempo, fosse pintando os cabelos brancos, ou até mesmo tomando fortificantes, como Biotônico Fontoura.

Aos poucos, a mulher foi se inserindo no mercado de trabalho. Os primeiros postos ocupados por elas foram a de datilógrafa, pois imaginava-se que elas possuem maior habilidade com as mãos, e o de professora primária, já que eram pessoas cuidadosas e zelosas, com a família e com o lar. Estes empregos, inclusive, chegaram a ser vistos como se fossem acabar com o casamento.

Mais um pouco depois, na década de 1970, surgiu a questão do divórcio. E, posteriormente esse direito foi consegido pela classe feminina. ]

Outros desafios, e não foram poucos, foram enfrentados e superados. Por isso, hoje, o (In)utilidades On parabeniza você, mulher, por esta data pouco divulgada, porém especial. Ainda hoje, nossa sociedade é preconceituosa em relação a algumas questões. Mas temos certeza que mais esse desafio será superado!

Um Abraço Forte,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

domingo, 26 de abril de 2009

TOP 15 + Fotos que você tem que ver antes de entrar em decomposição =p

Faaaala Galera!
Tudo bem?
Pois é... Hoje, dia 26 de abril, é o dia do (In)Utilidades On ser um blog sem nenhum senso jornalístico =p

Depois de muito pensarmos, decidimos botar fotos engraçadas que achamos pela web.
Antes de mais nada, gostaríamos de dar os créditos aos merecedores:
1º O blog Fail possui imagens muito engraçadas e nós utilizamos algumas;
2º Ao nosso amigo João Lucas que já havia feito uma pré-seleção de imagens;
3º E por último e não menos importante, aos nossos leitores que "reclamaram" que o (IN)utilidades ON estava útil demais =p

Agora é a hora de deixar de lero-lero e começar o TOP 15 + Fotos Engraçadas =DD


TOP 15









Isso que é uma pessoa elétrica =p











TOP 14







Gulooooooooooooosa! xD








TOP 13






Isso vai doer... pra caramba! Com toda certeza (y)













TOP 12




Pato Donald corre o risco de ser preso!
Ele foi pego em flagrante em uma tentativa de sedução de uma menor de idade. =p
Brincadeiras à parte.. uma pergunta não quer calar:
Quem foi o ANIMAL que desenhou esse brinquedo? xD











TOP 11






Quatro galinhas numa jacuzzi...
Cenas fortes registradas em um canal adulto. xD








TOP 10


Enche com a boca mesmo ou enfia a bomba?
xD










TOP 9




Lances ingratos do futebol...
Ah, percebam: os dois molequinhos eram do mesmo time xD













TOP 8






Isso que é filhão: Desde cedo ajudando o papai a fazer compras xD












TOP 7




Isso que dá tentar pular a cerca desde pequeno... xD
cuecão, cuecão, cuecão...=P









TOP 6





Depois o Robin que é o homossexual dos quadrinhos...
vergonhoso, sr. Homem Aranha.
Aliás, pelo jeito é Senhorita xD












TOP 5




Aqui é a Srta. Homem Aranha depois de casada...
Já estava um pouco fora de forma nessa foto...=p
Mas nada que uma malhadinha não resolva xD













TOP 4




Um microfone da imprensa registrou o diálogo do lance:
-"UUUUUUUUUUUUUUUUUI amigaaaa!
Seu uniforme é T-U-D-O!"







TOP 3



O pior é que isso acontece mesmo ¬¬
E ainda tem o outro clássico:
"Teclado não localizado. Pressione qualquer tecla para prosseguir"
¬¬







TOP 2






Cachorro esperto =P
Se ele não pode ser o rei da floresta, pode fingir que é o rei da cidade xD












TOP ONE







Isso que dá tentar tirar onda xD
Perdeu, playboy =p














=DD
Aqui se encerra mais edição do nosso TOP 15 =P
Esperamos que vocês tenham gostado e recomendem aos seus amigos(e se não gostaram, aos seus inimigos xD).


Um forte abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sábado, 25 de abril de 2009

Qual é a cor da sua blusa???

Com esta pergunta, comecemos o artigo de hoje. A cor da blusa pode dizer muito sobre seu estado espiritual naquele momento. Assim como o Aperto de Mão fala sobre a personalidade, a cor da roupa busca no seu subconsciente tudo aquilo que você deseja expressar e passar para os demais naquele momento. O uso de certas cores de roupas em certos locais, por exemplo, pode transmitir mensagens de calma enquanto estamos nervosos. O homem, assim, mais uma vez tenta dominar o seu próprio subconsciente. Acreditemos ou não, vamos conhecer um pouco mais sobre o significado das cores.

Dizem que o PRETO é a mistura de todas as cores. Talvez, por isso, dê a sensação de mistério. Entretanto, a mensagem passada pelo preto é de poder e autoridade. Outra possibilidade dessa cor em nossa cultura seria a ideia de morte, luto.

O seu oposto, o BRANCO, é a cor do desprendimento. Nos países orientais, está associada à morte e ao luto. Em geral, essa cor significa limpeza, pureza e inocência.

O AZUL é uma cor que sugere ordem e espiritualidade. A pessoa que usa geralmente valoriza a lealdade e a honestidade. Vestir essa cor expressa desejo de tranquilidade e paz.

Se você deseja chamar a atenção, use VERMELHO. Isto ocorre porque ela tende a trair o olhar das pessoas. É uma cor interessante para o uso em apresentações em público. Esta cor também possui um significado amoroso e sexual, demonstrando ferocidade, ardor.

A receptividade e a atenção dos detalhes é estimulada pelo AMARELO. Em geral, esta cor é utilizada por estudiosos e intelectuais, gerando qualidades positivas e otimistas nas pessoas que usam roupas dessa cor.

Apesar de perguntarmos se as pessoas nos olham, porque estamos de VERDE, essa cor tende a refletir pessoas convencionais, que não desejam “aparecer” diante das demais. Essa cor passa também a ideia de calma e harmonia.

O LARANJA, por sua vez, significa bom senso de humor. As pessoas que usam esta cor gostam de conversar, rir e fazer rir. Além disso, a pessoa pode apresentar traços corajosos e aventureiros.

Por fim, o MARROM é usado, em geral, por pessoas organizadas e dedicadas ao trabalho, à família e aos amigos. Quem gosta de marrom, sabe ir até o princípio dos problemas e de lá encontrar a sua solução.

E você?? De que cor você está agora???

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Voilà, l’année du France au Brésil est ouvert!!


O blog realmente está de cara nova e muitas mudanças ocorreram e estão ocorrendo. Mas, não se preocupem, continuaremos escrevendo em português. O título deste artigo (Enfim, o Ano da França no Brasil está aberto) é apenas para ilustrar o acontecimento que marcará o nosso país este ano.

Após o Ano do Brasil na França em 2005, este ano ocorre o oposto. Até o dia 15 de novembro, diversas atividades culturais permitirão um intercâmbio único entre duas das culturas mais ricas do mundo. O evento, no entanto, ocorrerá não apenas nos pólos culturais do país, mas em todo território nacional, nos 27 estados da federação, do Oiapoque ao Chuí. Essa iniciativa, organizada pelo Ministério da Cultura, é pioneira, mostrando como culturas distantes possuem proximidade com a nossa e como podemos fazer um intercâmbio cultural e educacional em lugares onde as condições de vida não são muito boas.

Para abrir a festividade, na última terça, a Lagoa Rodrigo de Freitas observou um espetáculo magnífico que encantou a quem assistiu. O “Encontro da Água e do Fogo” só não foi mais belo devido à chuva, que atrapalhou a cerimônia e reduziu a expectativa de público de 1 milhão de pessoas para apenas 100 mil. O show pirotécnico, com luzes e performances, agradou até mesmo ao Prefeito Eduardo Paes, que pretende se inspirar nele para realizar inovações no Reveillon deste ano.

Hoje, começaram as primeiras atividades oficias do Ano aqui no Rio. No Centro Cultural da Justiça Federal está em exposição a mostra “A rua é nossa... É de todos nós” com fotografias, vídeos e projetos de arquitetura e urbanismo de dois artistas franceses. Na Caixa Cultural, por sua vez, foi aberta a mostra “Ser Jovem na França” com fotografias selecionadas pelo fotógrafo Milton Guran.

Outros destaques são: a exposição “Tesouros do Louvre” com esculturas de Jean Antoune Houdon, a partir do dia 29 no Museu Histórico Nacional; a mostra “Diálogos Interurbanos” de setembro a novembro na Casa França-Brasil; o “Panorama do Cinema Francês”, de 21 a 28 de junho, no Odeon; e a exposição “Yves Saint-Laurent – Uma Viagem Extraordinária” de 26 de maio a 19 de julho, no CCBB.

Por fim, como divulgado hoje na coluna de Ancelmo Gois no Jornal O Globo, o prefeito Eduardo Paes, inspirado no evento, já conversa com outras embaixadas para que todo ano, no dia 21 de abril, seja lançado um ano temático no Rio. Cada ano seria relativo à cultura de um país cujos imigrantes tenham sido significativos na história da cidade. A ideia é de já no ano que vem lançar o Ano da Itália no Rio. Parabéns ao Prefeito por esse projeto xDD.

Confira todos os eventos que ocorrerão no estado do Rio de Janeiro em: (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/category/programacao/estados/rio-de-janeiro/)


Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Parabéns, Paulo!

Olá amigos

Tudo bem??

Depois de um dia de comemorações ontem, hoje é um novo dia de comemorações pro (In)utilidades Online. Nosso colunista Paulo Aragão completa 18 anos. Em uma postagem surpresa, os amigos falam um pouco de Paulo Aragão.

Comecemos, então, por sua namorada Ingrid:

"Parabéns Pra você ..nessa data Querida muitas Felicidades muitos anos de vida!É amor ..18 anos ..,idade da “liberdade” . Bem tenho tantas coisas pra te falar ..que não cabem aqui ..mas vou tentar ser breve. Para não fugir dos conformes quero te desejar muita saúde, muita paz , muita boa sorte e muitos anos de vida .. , que você sempre consiga realizar tudo o que você desejar..!Você já e um vencedor, ainda tem muito caminho para percorrer, e muita coisa boa ainda esta por vir ..quero que você saiba que eu Sempre estarei ao seu lado , independente de qualquer coisa !Te amo muito e que os seus 18 anos seja o melhor ano da sua vida ! Beijos Ingrid"


Sua amiga Raquel:

""Feliz aniversário, Paulooo! Desejo muitas felicidades e sucesso sempre! Muito juízo, responsabilidade e sabedoria também! Obrigada pela amizade nesses três anos. Saiba que pode contar comigo para o que precisar e para o que não precisar também. "Companhia agradabilíssima" nunca é demais, não é?! "Vamo que vamo! Vamo com tudo! TUDO NOSSO!!!" Te adoro demais, boladeeenho!""


Seu amigo Pintinho:

"Faaaaaaaaaaala Paulinho......... Parabéns mlk, muitas felicidades pra vc. Espero que tu continue sendo esse grande amigo que fez os 3 anos de Cefet os mais engraçados possíveis. Não podemos perder o contato, pois amizades assim não se formam todos os dias. Abração parceiro e parabéns pelo Blog."


Seu amigo Ivanilson:

"Falar do Paulo é muito complicado, porque ele é um grande amigo que tive o prazer de conhecer e estudar juntos no Radical. Agora no seu aniversario de 18 anos (está crescendo e virando homem =DD) fico feliz de poder mandar essa mensagem de presente no seu blog. Feliz Aniversário, Paulo e espero que tenha um futuro cheio de sucesso. ( Não esqueça da viagem para Portugal que você prometeu =DD)"


Seu amigo Eder:

"18 And Live... Pólete, parabéns, não por completar 18 anos, mas pela pessoa única e pelo grande amigo que você é. Abraço e feliz aniversário"


Sua amiga Carolina:

"Paulo, falar sobre vc é complicado! Não pq não haja o que dizer, mas talvez pq haja coisa demais! E coisa boa! ;] O típico menino de ouro! Sabe aquele cara que vc apresentaria à sua mãe numa boa?! Paulo. iauhaiuhaiauh Super gente boa, educado, dedicado ao que faz, inteligente (ó céus, um ser bem provido de cérebro e que faz ótimas reflexões), tanta coisa. Um cara que eu adoro e a quem eu desejo td de melhor.
Parabéns!!!! Beeeeijos, Carol Romão"


Seu amigo Marco:

"Papa! Um homem de caráter, bom de papo, companheiro e que, assim como seu parceiro de blog, tem grandes sonhos e é disso que é feito um grande homem, de seus sonhos. Espero que todos eles se realizem e que nós, seus amigos, possamos estar ao seu lado quando eles acontecerem. Te desejo muita saúde, paz e sucesso ao longo de toda sua vida. Grande abraço, Marco."


Seu amigo João Lucas:

"Paulete, (originalmente eu tinha escrito “Papa”, mas aí pensei que a Lapolla já ia te chamar assim, então troquei... xD). 18 anos, já pode ser preso hein! (piadinha sem graça clássica, não podia faltar...). Mas queria te agradecer hoje cara. Agradecer pela amizade, por saber que eu posso contar com você sempre que eu precisar, pelas palhaçadas (que não são poucas), pelos conselhos (e que conselhos...), pelas ajudas (sempre me salvando xD). Muito obrigado irmãozinho! E não saia da linha hein, eu me espelho em vc... ;] E vamo que vamo! Tamo junto! Beijundas"


Sua amiga Luiza:

"Papinha meu querido,minha vez de falar.Afinal,o que o mestre Evaldo prega não tem como mudar,e você vai continuar na minha vida por muito mais tempo.Sabe por quê?Pq ainda temos um(uns) livro(s) para terminar,casos para solucionar e muitos cafés para tomar,seja numa tarde comum no shopping ou no meio da madrugada, um apoiando o outro,para a prova do dia seguinte."Flor de laranjeira", saiba q eu me sinto honrada em ter uma pessoa tão leal e companheira como vc por perto,e vc sabe, nós nascemos um para o outro,só q ainda não descobrimos!Desejo grandes conquistas para o grande homem que é!Estarei te apoiando em tudo, mesmo que de longe! Beijos"


Seu irmão Alberto:

"Bem, quando recebi o convite para escrever aqui sobre o Paulinho (conhecido também como Paulo) fiquei pesando: " Caramba, o que irei escrever ? ". E para ser bem sincero com todos vocês, leitores do (in)utilidades online, ainda não sei muito bem...
Meus amigos sabem muito bem, apesar dos moles que as vezes ele dá (assim como todo mundo) sou fã desse moleque. Para mim ele é o cara !!! Gostaria apenas de parabenizar meu querido e amado irmão por esta importante passagem. Afinal agora possuindo 18 anos já pode fazer diversar coisas que não podia antes: ser preso, beber bebidas alcoólicas perante a lei, entrar em motel... rs. Agora também pode atuar como Sokahan em viagens, atuar em seiri externo... (Essa parte acredito que apenas os membros da BSGI tenham entendido né? rs..)
Mas enfim, agora aumenta a responsabilidade, pois deixa de uma certa forma de ser um menino e passa a ser homem. Inclusive considerado responsável pelos seus atos perante a sociedade. Sem dúvida é uma nova etapa na vida se iniciando. Então parabéns ! Seja muito feliz e alcance muitas vitórias em sua vida ! Conte comigo sempre, pois além de ser seu irmão de sangue, você é meu grande amigo.
Por favor, conte comigo ! Vamos avançar juntos hoje, amanhã e sempre !"


E seu amigo e colunista deste blog, Pedro de Figueiredo:

"Caro primo. Apesar de nos conhecermos a relativamente pouco tempo, acho que nós conhecemos bem um ao outro (sem pensar merda xD). Por essas e outras, cara, você se tornou o primo homem que eu não tenho e ao qual eu admiro bastante. Nesse dia de hoje, eu te desejo muitas felicidades, saúde, paz, sucesso e tudo mais por muitos e muitos anos. Corra sempre atrás de seus objetivos, conte sempre comigo e não esqueça que eu sou o assessor de imprensa de toda a sua empreitada política (hauahauahua xDD). Bjunda e um abraço forte, Pedro."


E assim, caros leitores, terminamos a homenagem aoa aniversariante de hoje. Deixe você também sua mensagem de aniversário para o colunista Paulo Aragão.


Um abraço forte e até amanhã,

Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Agradecimentos especiais à Ingrid Andersson. Sem ela, seria impossível realizar esta postagem xD

Leia mais...

terça-feira, 21 de abril de 2009

3 Meses de vida e muitas novidades =DD

Fala galera...
Tudo bem?
Relaxe... Você está no blog certo. Você está no (In)utilidades Online - 3 meses de vida =DD

Primeiro gostaríamos de parabenizar-lhes por estarem aqui, mais uma vez, lendo nosso blog. =)
É por causa de vocês que nós fazemos tudo isso e faremos ainda mais =DD
Hoje, dia 21 de abril, nosso blog completa 3 meses xDD E todos nós ganhamos presentes.

Para começar, o nosso presente:
Iniciando nossa comemoração temos o prazer de anunciar que fomos indicados ao Concurso TOP BLOG na categoria Variedades !!!




A votação ainda não começou!!!
Mas quando começar, conto com o voto de todos vocês para ganharmos esse concurso! =DD

Agora, o presente de vocês. Como já devem ter notado, o nosso blog está de cara nova. Vamos enumerar algumas novidades:
1) Agora nós temos uma logo para que você tenha uma identificação visual com o blog;
2) O layout mudou completamente, permitindo que você tenha uma leitura mais gostosa;
3) A fonte de nosso textos agora é Verdana para que a leitura fique mais leve e mais fácil;
4) O Quem Somos Nós está atualizado para que novos leitores nos identifiquem com mais facilidade;
5) Quem quiser poderá agora se inscrever no RSS;
6) O nosso contador fica agora no canto direito superior, para você nos ajudar cada vez mais com visitas;
7) E cliquem cada vez mais nas propagandas aqui ao lado, pois elas geraram verba para futuros projetos do (In)utilidades xDDD

Esperamos sinceramente que tenham gostado. Desejamos que esses três meses transformem-se em muitos e muitos anos.

Obrigado por tudo, continuem conosco e um grande abraço,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

50 anos de jovens emoções

Neste ano, Roberto Carlos completa 50 anos de carreira. Entretanto, uma pergunta é previsível: em que a carreira de Roberto Carlos interessa ao jovem público leitor deste blog?? Ora, caro leitor, interessa muito e você vai entender o quanto.

Primeiramente, façamos uma retrospectiva. A carreira de Roberto Carlos iniciou-se em 1959, mas sua popularidade só foi atingida apenas na segunda metade da década de 1960 através do movimento da Jovem Guarda. Este movimento musical, como nunca antes visto no Brasil, atraiu multidões, em especial os jovens, o que impulsionou um grande consumo de roupas e acessórios. Essa ideia de consumo, inclusive, justifica a associação da Jovem Guarda com movimentos de alienação, mas isso não é assunto para este artigo.

A partir daí, a música de Roberto, a grande maioria composta junto com Erasmo Carlos, tomou proporções inimagináveis, fazendo com que ele se tornasse um grande fenômeno da música pop brasileira. O título de Rei, por exemplo, veio do enorme alcance de suas músicas. Nenhum outro cantor na história conseguiu tamanha popularidade entre tantas diferentes classes do povo brasileiro.

Porém, o tempo passou, e o Rei cada vez mais abandonou as composições pops e passou a compor músicas românticas, algumas chegando até próximo do sertanejo. Mais ainda, com seu desapontamento amoroso com o falecimento de suas duas esposas, Roberto entrou em depressão no início da década de 2000, o que o levou a uma longa reclusão e à composição de músicas em homenagem póstuma a sua última esposa, que apesar de bonitas, nada tem de populares. Com esses acontecimentos, o Rei foi, aos poucos, deixando se ser pop e passando a ser considerado como brega pela juventude de hoje.

Mas, o que não podemos esquecer, e este é o objetivo desse artigo, é que muitas músicas do Rei são sucesso ainda hoje e entre os mais jovens. Sim, isso é verdade. Talvez, você cante diversas músicas de RC, mas não saiba já que são interpretadas por outros artistas.

O maior exemplo, sem dúvidas, é “É preciso saber viver” sucesso consagrado pelos Titãs. Outro exemplo no segmento pop rock é a música “É proibido fumar”, regravada pelo Skank. Ainda nesta linha, o Jota Quest regravou “Além do Horizonte”.

Ainda tem mais, no axé, o Babado Novo teve como grande sucesso “Amor Perfeito”, que apesar de ser de Michael Sullivan e outros, foi eternizada na voz de Roberto. E até mesmo no ritmo de funk, a regravação de “Negro Gato” (de Getúlio Cortes, mas conhecida através de Roberto) com MC Leozinho. Na MPB, Marisa Monte fez sucesso com “Eu te amo, te amo, te amo”.

Se a sua memória for ainda um pouco mais longe, lembrará de uma música cantada por Sandy & Júnior na sua infância e que é uma gravação do Rei (a versão brasileira foi feita por seu parceiro Erasmo Carlos): a música é “Splish Splash”. Quem não lembra de “Splish Splash, todo mundo olhou / e com água na boca muita gente ficou iééé/ Splish Splash / Splish Spalsh fez o beijo que eu dei”.

Pois é, meus caros. Por estas e outras, Roberto Carlos é um Rei da música brasileira. Com certeza, os autores estão sendo injustos, pois, além dessas, muitas outras músicas fazem parte do nosso cotidiano. Mas, como o espaço é curto, fica a mensagem. Roberto Carlos, apesar de parecer brega e ter 50 anos de carreira, possui uma série de músicas que estão tão infiltradas no cotidiano jovem que nós nem percebemos. Parabéns ao Rei! xDD

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Amanhã, aniversário de 3 meses do nosso blog. E quem ganha presente é você xDD Uma grande surpresa no (In)utilidades Online amanhã! Não perca ;)

Leia mais...

domingo, 19 de abril de 2009

Fim da Era Vestibular e Começo da Era ENEM

O ministro da educação Fernando Haddad lançou nas últimas semanas o projeto de um novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que visa a, gradativamente, substituir o vestibular. De acordo com esse projeto, o acesso às universidades federais se daria através desse exame, podendo ser seguido de outras provas.

O objetivo do ministro conta com o apoio da maioria dos reitores das universidades federais, que acreditam, com essa medida, mudar o perfil do acesso às universidades, que hoje se dá através de provas “decorebas”, e acabar com a “indústria” dos cursinhos pré-vestibulares. Realmente, o vestibular é um processo pouco democrático de acesso aos cursos superiores, mas até que ponto a substituição deste por uma outra prova irá democratizar o processo?

Primeiramente, vejamos pelo lado dos cursinhos pré-vestibulares. De fato, essa “indústria” faz com que apenas uma minoria privilegiada tenha acesso a maior parte das vagas do vestibular. No entanto, a substituição do vestibular pelo ENEM não acabaria com os cursinhos. Haveria apenas uma troca de cursinhos pré-vestibulares por cursinhos pré-ENEM. Ou seja, pensar que os cursinhos irão se acabar com a troca do vestibular por outra prova é um devaneio utópico.

Outro ponto de vista das autoridades é que o modelo de prova do ENEM estimula o raciocínio lógico e conhecimentos gerais em substituição a um conteúdo “decoreba”. Entretanto, mais uma vez voltamos à discussão dos cursinhos. Todo raciocínio é treinável. Desta maneira, aqueles que têm condições de pagar um curso sairão na frente, pois poderão treinar seu raciocínio lógico para a prova. Por sua vez, todo conhecimento geral é passível de ser adquirido. E, aqueles com melhores condições de renda têm, também, acesso aos principais meios de comunicação, tornando-se mais fácil deter esse conhecimento.

Ainda são enumerados como positivos, o menor custo para o estudante pela realização de apenas uma prova e a possibilidade de concorrer a vagas em qualquer universidade federal do país. A primeira suposta vantagem parece atrativa. No entanto, pensemos. A realização de uma boa prova pode ser afetada por uma noite mal dormida ou por uma simples indigestão. Quando se faz diversas provas, o vestibulando tem mais chances de se sair bem. Quanto àqueles sem condições, deve-se, em contrapartida, aumentar o número de isentos de pagamento de inscrição, o que, inclusive, sairia mais barato para o MEC e as universidades. Já em relação a concorrer a qualquer universidade do país, isso é relativo. Um estudante com possibilidade de morar no Acre para cursar sua faculdade tem dinheiro também para pagar sua passagem até lá a fim de prestar o vestibular. Por sua vez, o estudante carente, pode até passar para uma universidade longínqua, mas não terá condições de se manter lá durante o curso.

Além disso, o retorno a provas objetivas seria, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, um grande retrocesso, uma vez que a maioria das universidades públicas possui pelo menos uma fase, se não todo o exame, com provas discursivas, que são, reconhecidamente, mais justas.

Desta maneira, substituir o vestibular pelo ENEM é trocar seis por meia dúzia. Todo concurso é um exame injusto, mas até hoje não se conseguiu achar nenhum tipo de avaliação mais justa. Para aliviar essa injustiça, o investimento em duas medidas seria mais coerente: o PAS (Programa de Avaliação Seriada) e as cotas. O PAS é um conjunto de três avaliações – uma no final de cada ano do ensino médio, e que por avaliar o aluno anualmente seria mais justa que uma única avaliação no final de três anos. Já as cotas permitem a estudantes carentes uma oportunidade de crescer profissionalmente e mudar seu destino, enquanto o ensino básico não é melhorado.

Por fim, pensamos que essa troca, ao invés, de ajudar, atrapalhará o acesso às melhores universidades do país, tornando o processo mais injusto do que já é. Toda alteração exige uma melhor avaliação de seus prós e contras para se evitar retrocessos.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@mail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.1: Essa semana tem dois feriados e também terá 7 artigos do (In)utilidades. Até domingo que vem, artigos todo dia. Não perca! xDD


P.S.2: Crédito da Imagem: Agência O Globo

Leia mais...

terça-feira, 14 de abril de 2009

A História da Chapeuzinho Vermelho

Fala galerinha,
um e-mail muito engraçado tem sido circulado pela internet. Como a história da Chapeuzinho Vermelho seria por diferentes meios de comunicação?? De maneira geral, cada meio d eocmunicação tem sua forma de contar o acontecimento, ou seja, sua linha editorial. Em princípio, nenhum deles está errado, apenas são diferentes formas de contar o mesmo fato. Vamos ver essas previsões:

*JORNAL NACIONAL*
(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...".

(Fátima Bernardes): "... Mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".

*FANTÁSTICO*
(Glória Maria): "... Que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"

*CIDADE ALERTA*:
(Datena) "... Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades?
Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela !! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não."

*JORNAL DA NOITE*
(Boris Casoy) "Lobo matou vovó e quase mata chapeuzinho. É uma vergonha".

*REVISTA VEJA*
"Lula sabia das intenções do lobo".

*EXPRESSO*
"Lobão se deu mal. Traçou vovó, ia pegar chapeuzinho, mas caçadores acabaram com a festa"

*REVISTA CLÁUDIA*
"Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho".

*REVISTA NOVA*
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama".

*REVISTA MARIE-CLAIRE*
"Na cama com o lobo e a vovó".

*FOLHA DE S. PAULO*
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador".

Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

*O ESTADO DE S. PAULO*
"Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT."

*ZERO HORA*
"Avó de Chapeuzinho nasceu no RS".

*AQUI*
"Sangue e tragédia na casa da vovó".

*REVISTA CARAS *(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa".

*PLAYBOY* (Ensaio fotográfico no mês seguinte)
"Veja o que só o lobo viu".

* REVISTA ISTOÉ *
"Dossiê Lobo: denúncias criaram CPI"

* REVISTA EXAME*
"Caçadores fundam consultoria especializada em gestão de riscos"

* CAROS AMIGOS*
"O grito dos excluídos: Passeta a favor da paz critica truculência dos caçadores"

*G MAGAZINE* (Ensaio fotográfico com lenhador)
"Lenhador mostra o machado"

P.S.: Esta versão contou com a criatividade do Professor Eduardo Refkalefsky (ECO/UFRJ)

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Melhorar para você

Olá amigos,

Vocês devem ter percebido que passamos mais de uma semana sem postagem!!!! Provavelmente, os mais pessimistas acharam que o blog tinha acabado, virou mais um blog morto na web.

Mas, isso não é verdade xDD Passamos a Semana Santa inteirinha, elaborando novos planos, novas estratégias, novidades para que você nosso leitor possa acompanhar cada vez mais nosso blog. As novidades não virão em pacote, mas sim, aos pouquinhos, você sentirá a diferença.

Aproveitando a data, uma Feliz Páscoa a todos vocês e suas famílias. Que o espírito de reflexão e a mizade possa permanecer durante todo o ano!

Desta maniera, não esqueçam! Amanhã já voltamos a ter postagens =))

Um Abraço Forte,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@mail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sábado, 4 de abril de 2009

Direitos Humanos = Direito de Bandido???

Você recorda há quanto tempo discutimos o problema da violência?? De fato, desde o final da década de 1980, a violência tem sido vista como uma grande questão da nossa sociedade. Entretanto, a forma de se entender e tratar o problema mudou entre aquela época e hoje.

No final dos anos 1980 e durante a década de 1990, a violência era vista como um problema social. O bandido seria um excluído social que entraria para a criminalidade por esta situação que a ele era imposta. Realmente, este é um pensamento um tanto quanto racional, no sentido que não são poucos os casos de crianças criadas em comunidades carentes que entram para a marginalidade como forma de subir na vida, influenciados por uma mídia que valoriza a ascensão social e por uma situação social deplorável resultante do desamparo do Estado.

Entretanto, esse pensamento mudou com a entrada desta década. O bandido, antes excluído social, hoje, se tornou um ator maquiavélico e cuja pena deve perpassar os castigos físicos e até mesmo a morte. Onde ficariam, desta maneira, os direitos humanos?

As classes média e alta de nossa sociedade, principalmente, veem a questão dos direitos humanos como “direito de bandido”. Segundo este pensamento, não se pode dar direitos a um cidadão que cometeu atrocidades. Esta visão, no entanto, é individualista e não leva em conta os motivos que provocaram que o infrator cometesse seu crime. Claro que ele deve responder pelos crimes que cometeu, mas sempre dentro da legalidade e das penas previstas pelo Código Penal. Toda e qualquer “pena extra”, isto é, agressões, desrespeitam as leis brasileiras e devem ser punidas com o mesmo rigor de um criminoso.

Um grande retrato de desrespeito aos direitos humanos vem do filme “Tropa de Elite”. Capitão Nascimento tornou-se herói de uma geração que valoriza a violência como solução para violência. Apesar de um excelente filme, o triste enredo nele apresentado, e que é real, desrespeita todos os direitos que temos sobre o próximo. Todo criminoso tem direito a arrependimento e à reintegração na sociedade. Tratando-o com violência, o criminoso tomará desgosto pelo sistema. Se em liberdade, irá, cada vez mais, entrar no mundo da marginalidade, pois vê no Estado um aparelho mais violento do que o próprio mundo do crime. Se preso, provavelmente, quando liberado, se tornará reincidente, pois irá bater de frente com aqueles que o maltrataram.

Além do mais, não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade sujeita ao erro, e logo, diversos inocentes poderiam ter seus direitos desrespeitados injustamente.

Por essas e outras, devemos ter nosso pensamento focado na questão dos direitos humanos. Não podemos nos deixar levar por raivas momentâneas e cometer delitos tão graves quanto o de criminosos. Ao invés da sociedade se mover para que mais represálias a criminosos ocorram, deveríamos nos mover para que as prisões tivessem condições humanas, de modo que o infrator possa se arrepender e se reinserir na sociedade quando libertado.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@mail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Quer discutir mais sobre violência. Acesse o blog Repórter de Crime (http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/) do colega Jorge Antônio Barros do Jornal O Globo.

Leia mais...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicas para o Fim de Semana

Olá amigos

A partir de hoje, e frequentemente, mas sem datas fixas, o (In)utilidades Online publicará dicas para um fim de semana cultural e divertido. Para começar nada melhor do que falar de teatro.

Sexta passada estreou no Oi Futuro, no Flamengo, a peça In On It. Com direção de Fernando Eiras e atuação de Enrique Diaz e Emílio de Mello, a peça é uma história sobre uma peça. Como assim? Isso mesmo que você entendeu, a história da peça é sobre os ensaios de uma peça onde as personagens são atores.

O próprio começo da peça é intrigante. Não há cortina separando o palco da plateia. Fernando Eiras começa a peça fumando em pleno teatro. Tudo isso, no entanto, é apenas o começo de uma peça que rompe as barreiras e limites do teatro tradicional. A estética fica de lado, abrindo espaço para a atuação em sua essência.


O texto do dramaturgo americano Daniel Malcvior é fantástico. Consegue prender o espectador do início ao fim e cercá-lo de dúvidas durante todo esse tempo. O cenário resume-se a duas cadeiras. Isso remete a um conceito de Bertolt Brecht, para quem a peça não precisa de cenário, o próprio espectador o cria em sua imaginação. A atuação de Emílio de Mello e Fernando Eiras é sensacional, mostrando a versatilidade dos dois atores que interpretam não apenas suas personagens, mas também as personagens de suas personagens. Além disso, é importante destacar a sincronia entre os atores, o que permite à peça uma fluidez incrível. A iluminação é fundamental para situar o espectador e, diga-se, muito bem feita. A trilha sonora, por sua vez, traz mais emoção às cenas marcantes, incluindo o espectador nelas. Para fechar os aspectos técnicos, a direção de Enrique Diaz é incrível, permitindo uma peça única e histórica e consagrando o trabalho do diretor.

O final da peça também não deixa a desejar. É um final tão subjetivo, que permite a quem assiste entendê-lo da maneira que quiser. A possibilidade de finais é múltiplo, rompendo ainda mais com os modos tradicionais de se fazer teatro. Para quem gosta de teatro, é uma excelente opção para o fim de semana. A peça fica em cartaz até o dia 28 de junho, de sexta a domingo às 19:30. O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 81, no Flamengo. O preço é bastante accesível: R$15. E a cotação da peça, sem dúvidas, é de cinco estrelas xDD.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

* O autor Pedro de Figueiredo foi convidado pela produção da peça para assistir o ensaio aberto na quarta 25/03.

Leia mais...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics