Select Your Language

compartilhe

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ontem e Hoje

Vocês sabem que dia é hoje???

Pois é, apesar do Dia Internacional da Mulher ser dia 8 de março, 30 de abril é o Dia Nacional da Mulher. Ou seja, hoje é o dia da mulher brasileira, com toda a sua diversidade, e que é fã do nosso blog ;)

Para comemorar este dia, vamos lembrar um pouco do papel da mulher na sociedade há muitos anos atrás.














Nas décadas de 1920 e 1940, a mulher era vista como um sexo inferior e que só pensava na sua casa, na sua família. Na imprensa, chegavam notícias, por mais que um pouco ultrapassadas, da Europa, o grande referencial de beleza. Lá, a grande preocupação das madames era com a beleza e a estética. As belas senhoras e senhoritas da sociedade não podiam nem ser gordas, nem magras de mais, nem muito nem pouco maquiada, objetivando sempre o casamento. Assim, começavam a chegar no Brasil produtos que permitissem à mulher permanecer jovem por mais tempo, fosse pintando os cabelos brancos, ou até mesmo tomando fortificantes, como Biotônico Fontoura.

Aos poucos, a mulher foi se inserindo no mercado de trabalho. Os primeiros postos ocupados por elas foram a de datilógrafa, pois imaginava-se que elas possuem maior habilidade com as mãos, e o de professora primária, já que eram pessoas cuidadosas e zelosas, com a família e com o lar. Estes empregos, inclusive, chegaram a ser vistos como se fossem acabar com o casamento.

Mais um pouco depois, na década de 1970, surgiu a questão do divórcio. E, posteriormente esse direito foi consegido pela classe feminina. ]

Outros desafios, e não foram poucos, foram enfrentados e superados. Por isso, hoje, o (In)utilidades On parabeniza você, mulher, por esta data pouco divulgada, porém especial. Ainda hoje, nossa sociedade é preconceituosa em relação a algumas questões. Mas temos certeza que mais esse desafio será superado!

Um Abraço Forte,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

1 comentários:

Carol Romão disse...

Ah, muito obrigada! ;]
iaauhaiuahiuah

Belo post meninos!
Beeeijos

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics