Select Your Language

compartilhe

segunda-feira, 20 de abril de 2009

50 anos de jovens emoções

Neste ano, Roberto Carlos completa 50 anos de carreira. Entretanto, uma pergunta é previsível: em que a carreira de Roberto Carlos interessa ao jovem público leitor deste blog?? Ora, caro leitor, interessa muito e você vai entender o quanto.

Primeiramente, façamos uma retrospectiva. A carreira de Roberto Carlos iniciou-se em 1959, mas sua popularidade só foi atingida apenas na segunda metade da década de 1960 através do movimento da Jovem Guarda. Este movimento musical, como nunca antes visto no Brasil, atraiu multidões, em especial os jovens, o que impulsionou um grande consumo de roupas e acessórios. Essa ideia de consumo, inclusive, justifica a associação da Jovem Guarda com movimentos de alienação, mas isso não é assunto para este artigo.

A partir daí, a música de Roberto, a grande maioria composta junto com Erasmo Carlos, tomou proporções inimagináveis, fazendo com que ele se tornasse um grande fenômeno da música pop brasileira. O título de Rei, por exemplo, veio do enorme alcance de suas músicas. Nenhum outro cantor na história conseguiu tamanha popularidade entre tantas diferentes classes do povo brasileiro.

Porém, o tempo passou, e o Rei cada vez mais abandonou as composições pops e passou a compor músicas românticas, algumas chegando até próximo do sertanejo. Mais ainda, com seu desapontamento amoroso com o falecimento de suas duas esposas, Roberto entrou em depressão no início da década de 2000, o que o levou a uma longa reclusão e à composição de músicas em homenagem póstuma a sua última esposa, que apesar de bonitas, nada tem de populares. Com esses acontecimentos, o Rei foi, aos poucos, deixando se ser pop e passando a ser considerado como brega pela juventude de hoje.

Mas, o que não podemos esquecer, e este é o objetivo desse artigo, é que muitas músicas do Rei são sucesso ainda hoje e entre os mais jovens. Sim, isso é verdade. Talvez, você cante diversas músicas de RC, mas não saiba já que são interpretadas por outros artistas.

O maior exemplo, sem dúvidas, é “É preciso saber viver” sucesso consagrado pelos Titãs. Outro exemplo no segmento pop rock é a música “É proibido fumar”, regravada pelo Skank. Ainda nesta linha, o Jota Quest regravou “Além do Horizonte”.

Ainda tem mais, no axé, o Babado Novo teve como grande sucesso “Amor Perfeito”, que apesar de ser de Michael Sullivan e outros, foi eternizada na voz de Roberto. E até mesmo no ritmo de funk, a regravação de “Negro Gato” (de Getúlio Cortes, mas conhecida através de Roberto) com MC Leozinho. Na MPB, Marisa Monte fez sucesso com “Eu te amo, te amo, te amo”.

Se a sua memória for ainda um pouco mais longe, lembrará de uma música cantada por Sandy & Júnior na sua infância e que é uma gravação do Rei (a versão brasileira foi feita por seu parceiro Erasmo Carlos): a música é “Splish Splash”. Quem não lembra de “Splish Splash, todo mundo olhou / e com água na boca muita gente ficou iééé/ Splish Splash / Splish Spalsh fez o beijo que eu dei”.

Pois é, meus caros. Por estas e outras, Roberto Carlos é um Rei da música brasileira. Com certeza, os autores estão sendo injustos, pois, além dessas, muitas outras músicas fazem parte do nosso cotidiano. Mas, como o espaço é curto, fica a mensagem. Roberto Carlos, apesar de parecer brega e ter 50 anos de carreira, possui uma série de músicas que estão tão infiltradas no cotidiano jovem que nós nem percebemos. Parabéns ao Rei! xDD

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Amanhã, aniversário de 3 meses do nosso blog. E quem ganha presente é você xDD Uma grande surpresa no (In)utilidades Online amanhã! Não perca ;)

6 comentários:

Unknown disse...

Aposto que esses "meus caros" foi o Pedro que escreveu HAUHAUHAUHAUHAUHAU
robertão!! realmente, parabéns pelos 50 anos de carreira!! e muito bem sucedidos né =DD

Unknown disse...

Matéria muito bem organizada e redigida, traçando claramente um panorama da vida pessoal e artística do Rei, desde de seu auge até o seu eventual 'esquecimento' pela classe mais jovem..
Muito bom mesmo ! xD

Vargas disse...

Sempre fui fã do cara!
meu repertório do violão é repleto de RC!
Eu te amo eu te amo eu te amo
Se você pensa
As curvas da estrada de santos
O calhambeque
entre outras...

Roberto Carlos é simplismente sensacional. se um dia eu for 10% do que ele foi, e ainda é, serei feliz!

Ingrid Diniz disse...

O Grande Rei Roberto Carlos .. , Rei e Rei né ..
não sou fã numero 1 do dele .. mais o Adimiro
Parabens Roberto õ/

Lennon disse...

grande pedro !!
belissima materia sem duvidas
acabei lendo a materia do Roberto Carlos sem duvidas vc esta certo tem tantos outros artistas que sao lendas e acabam sendo esquecidos como o Tim maia com milhares de musicas foda!!
gostei o blog e sem duvida vou comentar mais vezes aki ! esta de parabens!
grande abraço

Unknown disse...

Gostei da homenagem à RC! E parabéns pelos 3 meses de sucesso =)
Beijão!

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics