Select Your Language

compartilhe

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Voilà, l’année du France au Brésil est ouvert!!


O blog realmente está de cara nova e muitas mudanças ocorreram e estão ocorrendo. Mas, não se preocupem, continuaremos escrevendo em português. O título deste artigo (Enfim, o Ano da França no Brasil está aberto) é apenas para ilustrar o acontecimento que marcará o nosso país este ano.

Após o Ano do Brasil na França em 2005, este ano ocorre o oposto. Até o dia 15 de novembro, diversas atividades culturais permitirão um intercâmbio único entre duas das culturas mais ricas do mundo. O evento, no entanto, ocorrerá não apenas nos pólos culturais do país, mas em todo território nacional, nos 27 estados da federação, do Oiapoque ao Chuí. Essa iniciativa, organizada pelo Ministério da Cultura, é pioneira, mostrando como culturas distantes possuem proximidade com a nossa e como podemos fazer um intercâmbio cultural e educacional em lugares onde as condições de vida não são muito boas.

Para abrir a festividade, na última terça, a Lagoa Rodrigo de Freitas observou um espetáculo magnífico que encantou a quem assistiu. O “Encontro da Água e do Fogo” só não foi mais belo devido à chuva, que atrapalhou a cerimônia e reduziu a expectativa de público de 1 milhão de pessoas para apenas 100 mil. O show pirotécnico, com luzes e performances, agradou até mesmo ao Prefeito Eduardo Paes, que pretende se inspirar nele para realizar inovações no Reveillon deste ano.

Hoje, começaram as primeiras atividades oficias do Ano aqui no Rio. No Centro Cultural da Justiça Federal está em exposição a mostra “A rua é nossa... É de todos nós” com fotografias, vídeos e projetos de arquitetura e urbanismo de dois artistas franceses. Na Caixa Cultural, por sua vez, foi aberta a mostra “Ser Jovem na França” com fotografias selecionadas pelo fotógrafo Milton Guran.

Outros destaques são: a exposição “Tesouros do Louvre” com esculturas de Jean Antoune Houdon, a partir do dia 29 no Museu Histórico Nacional; a mostra “Diálogos Interurbanos” de setembro a novembro na Casa França-Brasil; o “Panorama do Cinema Francês”, de 21 a 28 de junho, no Odeon; e a exposição “Yves Saint-Laurent – Uma Viagem Extraordinária” de 26 de maio a 19 de julho, no CCBB.

Por fim, como divulgado hoje na coluna de Ancelmo Gois no Jornal O Globo, o prefeito Eduardo Paes, inspirado no evento, já conversa com outras embaixadas para que todo ano, no dia 21 de abril, seja lançado um ano temático no Rio. Cada ano seria relativo à cultura de um país cujos imigrantes tenham sido significativos na história da cidade. A ideia é de já no ano que vem lançar o Ano da Itália no Rio. Parabéns ao Prefeito por esse projeto xDD.

Confira todos os eventos que ocorrerão no estado do Rio de Janeiro em: (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/category/programacao/estados/rio-de-janeiro/)


Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

1 comentários:

Unknown disse...

isso aqui tá me saindo melhor que jornal nacional, hein! parabéns!!

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics