Select Your Language

compartilhe

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicas para o Fim de Semana

Olá amigos

A partir de hoje, e frequentemente, mas sem datas fixas, o (In)utilidades Online publicará dicas para um fim de semana cultural e divertido. Para começar nada melhor do que falar de teatro.

Sexta passada estreou no Oi Futuro, no Flamengo, a peça In On It. Com direção de Fernando Eiras e atuação de Enrique Diaz e Emílio de Mello, a peça é uma história sobre uma peça. Como assim? Isso mesmo que você entendeu, a história da peça é sobre os ensaios de uma peça onde as personagens são atores.

O próprio começo da peça é intrigante. Não há cortina separando o palco da plateia. Fernando Eiras começa a peça fumando em pleno teatro. Tudo isso, no entanto, é apenas o começo de uma peça que rompe as barreiras e limites do teatro tradicional. A estética fica de lado, abrindo espaço para a atuação em sua essência.


O texto do dramaturgo americano Daniel Malcvior é fantástico. Consegue prender o espectador do início ao fim e cercá-lo de dúvidas durante todo esse tempo. O cenário resume-se a duas cadeiras. Isso remete a um conceito de Bertolt Brecht, para quem a peça não precisa de cenário, o próprio espectador o cria em sua imaginação. A atuação de Emílio de Mello e Fernando Eiras é sensacional, mostrando a versatilidade dos dois atores que interpretam não apenas suas personagens, mas também as personagens de suas personagens. Além disso, é importante destacar a sincronia entre os atores, o que permite à peça uma fluidez incrível. A iluminação é fundamental para situar o espectador e, diga-se, muito bem feita. A trilha sonora, por sua vez, traz mais emoção às cenas marcantes, incluindo o espectador nelas. Para fechar os aspectos técnicos, a direção de Enrique Diaz é incrível, permitindo uma peça única e histórica e consagrando o trabalho do diretor.

O final da peça também não deixa a desejar. É um final tão subjetivo, que permite a quem assiste entendê-lo da maneira que quiser. A possibilidade de finais é múltiplo, rompendo ainda mais com os modos tradicionais de se fazer teatro. Para quem gosta de teatro, é uma excelente opção para o fim de semana. A peça fica em cartaz até o dia 28 de junho, de sexta a domingo às 19:30. O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 81, no Flamengo. O preço é bastante accesível: R$15. E a cotação da peça, sem dúvidas, é de cinco estrelas xDD.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

* O autor Pedro de Figueiredo foi convidado pela produção da peça para assistir o ensaio aberto na quarta 25/03.

2 comentários:

Carol Romão disse...

ãdorei isso de sugestões!
as vezes a gente quer fazer algo decente e não sabe pra onde correr!
Boa ideia!; ]

Beeijos

Marco.. disse...

"* O autor Pedro de Figueiredo foi convidado pela produção da peça para assistir o ensaio aberto na quarta 25/03. "

onde a gente descola um desses? =D

Postar um comentário

Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics