Select Your Language

compartilhe

domingo, 8 de novembro de 2009

Clube de Regatas Vasco da Gama

Sabe quando você sente que seu chão sumiu e não sabe o porquê que isso está ocorrendo?

O dia 7 de dezembro de 2008 marcou isso para uma nação: A Cruzmaltina.

Nesse dia ocorreu o rebaixamento de um dos mais tradicionais clubes do futebol mundial: O Clube de Regatas Vasco da Gama.


A queda para a série B do campeonato brasileiro foi apenas a consequência de uma série de atitudes erradas e de um autoritarismo extremo - digno das piores ditaduras do mundo – adotado pela presidência do clube.

As Brigas políticas e divisões internas eram as principais características atuais desse clube que tanto havia brigado pela liberdade das pessoas e pelo fim do preconceito étnico.

O ano de 2008 vai ficar marcado como o ano da queda. Mas também como o ano em que o presidente e ídolo Roberto Dinamite assumiu a presidência do Vasco.

Muitos passaram a duvidar se o Vasco da Gama conseguiria retornar à divisão principal depois desse duro baque. Muitos vascaínos começaram a criar dúvidas sobre as capacidades do nosso Dinamite. Pois bem... o ano de 2009 chegou e começou cheio de incertezas.


Dia 24 de janeiro de 2009 a estrada tortuosa rumo à 1ª divisão teve início. O jogo foi Vasco e Americano e a torcida, como sempre, compareceu em bom número na colina histórica.

Nem a estréia da promessa Rodrigo Pimpão, nem o retorno de Léo Lima e muito menos a estréia do novo elenco do Vasco foram suficientes para evitar a derrota por 2X0.

Nesse momento só havia espaço para críticas. Frases como “Com esse elenco vai para a série C” e “Dinamite só ta fazendo besteira” foram muito escutadas e lidas nos bares e fóruns do mundo.


Mas Vascaíno que é Vascaíno não se abate tão fácil. Temos 111 de glórias e conquistas. Se nossos ancestrais fossem medrosos não teríamos São Januário(que foi construído graças a famosa ‘vaquinha’ e sem a ajuda do governo) e muito menos haveria um Pelé, um Denner, um Reinaldo ou qualquer outro jogador negro ou de origem pobre.

Um clube que sempre passou por dificuldades mas mesmo assim se tornou uma das maiores instituições do mundo não poderia se curvar devido a esse degrau.

O Vasco é um gigante. O Vasco é imortal. E o Vasco prosseguiu.

O campeonato carioca continuou e fomos eliminados do 1º turno no tapetão. Mas as adversidades são um trampolim para melhorarmos. Continuamos jogando honrosamente.

Ganhamos do Flamengo, do Botafogo e empatamos com o Fluminense. A nau vascaína estava à toda. A semifinal do segundo turno contra o Botafogo – no dia 11 de abril – marcou uma tempestade. Jogamos muito mal e perdemos por 4 x 0. Nessa hora que ela, que fez o papel mais importante no ano todo mostrou o seu valor: A torcida. Mesmo perdendo o jogo a torcida saiu exaltando os esforços dos jogadores, comissão técnica e diretoria.“O Sentimento Não Pode Parar” foi o nosso lema.


A nossa cruzada prosseguiu na Copa do Brasil, onde fomos eliminados para o Corinthians do Fenômeno sem perder nenhuma vez durante a competição. Esse era só mais incidente de percurso.


A série B começou. O primeiro jogo foi contra o Brasiliense. Ganhamos com um gol do Rodrigo Pimpão. Ganhamos mais 2 jogos seguidos e, então, veio a nossa maior tempestade.

Paramos de ganhar e despencamos na tabela. Isso era tudo o que muitos torcedores precisavam para voltar a criticar o Vasco da Gama e seu elenco. Quando, finalmente, voltamos às vitórias, nada mais nos segurou.


Estádios lotados, vitórias convincentes e outras nem tanto. O fato era que todos estavam unidos em prol de um ideal: A volta para onde nunca deveríamos ter saído.


Dia 07 de Novembro de 200

9. Vasco da Gama Vs. Juventude. Local: Maracanã.

335 dias após a fatídica data do rebaixamento, voltamos para a 1ª divisão do brasileiro.

Não digo que foi um pesadelo. Mas sim um

mal necessário para que conseguíssemos enxergar que um clube não é feito apenas de glórias no passado. Para que víssemos que temos que apoiar incondicionalmente. Para que o nosso sentimento se multiplicasse.


Como dizem as canções da torcida “A cada dia te quero mais. Sou Vascaíno e o sentimento não pode parar” ou então “Sempre ao teu lado até o fim, minha vida é você. E a torcida sempre tão linda. Nós viemos para te apoiar, juntos vamos ganhar. Na alegria e na dor, o sentimento não pára, pois todo vascaíno tem amor infinito. Cantarei de coração: Vasco da Gama”.

2009 ficará marcado como o ano da virada. Como o ano em que o recorde de público é nosso. O ano em que transformamos o veneno em remédio.



Meu muito obrigado ao Dinamite, Dorival, C. Alberto, Pimpão, Nilton, Prass, Paulo Sérgio, Fagner, Ramon, Fernando, Titi, Vilson, Amaral, Souza, Allan, Élton, Enrico, Adriano, Aloísio, Ernani, Robinho, Paulinho, Mateus,Tiago, Mourisco, Cestaro, Pará, Magno, Alex Teixeira e P. Coutinho.


Meu muito obrigado à galera vascaína que lotou todos os jogos que pode.

É com muito orgulho no peito que eu grito: “O MEU VASCÃO VOLTOU”


Obrigado a todos!

O Nosso Sentimento Nos Trouxe de Volta!!!


Por: Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)


Leia mais...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Resenha Cinematográfica: Anjos e Demônios

Caros amigos, enquanto a faculdade não permite a segunda parte do Duas Opiniões, estamos postando uma excelente resenha feita pelo nosso amigo leitor Vinícius Lima. Mande vc também o seu texto para: inutilidadesonline@gmail.com
Será um prazer publicá-lo aqui. Ah, a segunda parte do 'Duas Opiniões" sem falta nesse fim de semana. Não perca!

Religião e ciência em choque, literalmente
Vinícius Lima

Dan Brown, escritor do polêmico livro “O Código da Vinci”, realça novamente a velha discussão que atravessa os séculos: as divergências entre a religião católica e a ciência. O filme “Anjos e Demônios”, baseado no livro de mesmo nome, mostra um final feliz nesse bate-boca, embora com tantas baixas, e, com os mesmos produtores de “O Código da Vinci”, estrela o grande ator Tom Hanks ( Robert Langdon ), o simbolista com pinta de Sherlock Holmes.

O longa já aborda de princípio a lei do criacionismo, citando o famoso
acelerador de partículas da Suíça, cujo objetivo é recriar o Big Bang. E conseguiram: foi criada a tal antimatéria que poderia ser a primeira partícula do mundo. Seria um dos velhos princípios da Igreja sendo negados pela ciência?

O grande ponto da obra foi a abordagem magnífica do autor sobre a
sociedade secreta Illuminati. Esse é o ponto principal para o início da discussão-base dela. Espalhados secretamente durante o Iluminismo europeu, o grupo propunha uma visão mais laica da sociedade na hora de contestar as descobertas feitas pelo homem, de que se deveria ter uma racionalidade, e não uma submissão a tais ideais. A opressão que Galileu sofreu recebeu um foco especial, pois é um dos exemplos mais explícitos da Inquisição do séc. XVI. O objetivo dos “iluminados” era justamente usar a ciência para acabar com o conservadorismo do cristianismo.
Os vilões iluminados usam a morte e todo o processo eletivo do Papa
no Vaticano para “reaparecem”, já que se mantinham em segredo há quase três séculos. A ciência contra a Igreja foi representada justamente com a antimatéria, produto dos choques de prótons no acelerador de partículas suiço, cujo uso indevido poderia explodir uma cidade inteira. Os cardeais preferidos ao cargo de Papa são sequestrados e mutilados de acordo com fictícias tradições do Illuminati exceto um, cardeal este salvo por Robert Langdon e eleito como Papa ao final.

Toda a problemática entre os cientistas e a religião descrita em
“Anjos e Demônios” foi muito bem estruturada, pois encadeia um processo que pende desde o julgamento dos pioneiros da Revolução Científica do séc. XVI. O papa Bento XVI, porém, aceitou os questionamentos de Galileu em 2008, julgando-os “justos e racionais”. Teria se iniciado aí um consenso? Não se pode afirmar isso, pois a posição conversadora de Vossa Santidade quanto às células-tronco e aos métodos contraceptivos permanece intacta como os tesouros escondidos sob o Vaticano.

A iluminação, proposta pela sociedade secreta Illuminati, não seria
apenas a explosão da matéria criada pelo colisor, causando todo aquele alvoroço na Praça de São Pedro, mas uma reflexão profunda dos próprios fiéis sobre valores que o cristianismo difundiu durante tanto tempo, revelando uma tendência para o mundo do séc. XXI, com tantas inovações tecnológicas e científicas.

“Anjos e Demônios” é uma obra que resume a dúvida que as pessoas
carregam consigo há quase quatro séculos: “A Igreja ainda se impõe sobre nós?” Em tempos de Reforma Protestante, no séc. XVI e XVII, onde o número de fiéis caía drasticamente, é natural pensar que foi uma atitude de precaução deter todos que se mostravam contra a qualquer tabu, porém chegou a hora de mostrar um apaziguamento nessa questão tão séria. Estaria o diretor Ron Howard prevendo o que poderia acontecer, assim como Roland Emmerich, de “O Dia Depois de Amanhã”? São duas tendências bem antagônicas, mas são catástrofes iminentes que podem ser evitadas pelo próprio homem; o que falta é atitude...

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonine@gmail.com)

Leia mais...

sábado, 6 de junho de 2009

Duas Opiniões - Cotas

Caros amigos, estamos lançando hoje o "Duas opiniões". A partir de agora, eventualmente, o blog mostrará duas opiniões divergentes sobre o mesmo assunto - uma nossa e uma de um colunista convidado - para que você forme a sua opinião. Para começar, falaremos da polêmica das cotas, que recentemente foram suspensas na UERJ por uma ação judicial. Para começar, a opinião do nosso convidado e autor do blog Surfing With the Alien (http://marcanth.blogspot.com/), Luis Marcanth. Ainda esta semana a nossa opinião. Boa leitura!





Uma brincadeira de mau-gosto

Luis Eduardo Marcanth

Toda criança já brincou de pique. Fosse pique-pega, pique-alto, pique-esconde, pique-cola-americano, pique qualquer coisa, todo mundo já brincou de pique. E todo mundo já foi, pelo menos uma vez na vida, o “café-com-leite” da brincadeira. Quando o sujeito é muito novo, acha o máximo essa história de ser “café-com-leite”, de não poder perder – ele se sente, de alguma forma, privilegiadamente invencível em relação aos demais. Mas, quando se atinge um certo grau de maturidade, que não ultrapassa o equivalente aos 6 anos de idade, ele começa a perceber que na verdade esse papo de “café-com-leite” não tem muita graça. Enquanto todo mundo aproveita a adrenalina do risco de ser pego, enquanto todo mundo realmente participa da brincadeira, o “café-com-leite” percebe que, na verdade, ele não é onipotente, nem privilegiado, ele simplesmente não está na brincadeira. O fato de não estar na brincadeira o incomoda, e ele começa a desejar não ser mais o “café-com-leite”. Durante algum tempo, os outros vão querer classificá-lo, novamente, como o “café-com-leite” antes de brincar – nada mais natural, já que nas últimas vezes ele sempre era. Mas isso não mais o agrada como antes – na verdade, o incomoda. O que anteriormente soava como um decreto de invencibilidade passou a soar como um decreto de incompetência, afinal, ele quer brincar em condições iguais às dos outros, senão, qual é o objetivo de participar?


O atual sistema de cotas, já adotado pelas universidades estaduais do Rio de Janeiro, e a ser possivelmente implantado nas universidades federais de todo o Brasil, em resumo, não difere muito da situação do “café-com-leite”. Esse sistema, criado pelo governo, garante, anualmente, 45% das vagas disponíveis nessas universidades a cidadãos brasileiros oriundos da raça negra, da comunidade indígena, alunos egressos de escolas públicas, filhos de policiais e filhos de bombeiros. Os candidatos que se adequarem ao perfil de pelo menos uma dessas categorias passam a disputar o vestibular somente entre si, configurando quase um concurso paralelo. O sistema de cotas foi criado com o intuito de “inclusão social”, visando a garantir a “democracia nas oportunidades e no acesso à universidade” e a “diversidade étnica e sócio-econômica” entre os futuros graduandos, uma vez que apenas os alunos vindos de “melhores condições” passavam no vestibular. Basicamente, criou-se uma categoria no vestibular para aqueles com “piores condições”, aqueles que, a princípio, não são capazes de competir em pé de igualdade com os demais concorrentes. O governo criou a lei do “café-com-leite” para o vestibular.


Primeiramente, eu gostaria que me dessem uma explicação razoável para se julgar que um negro tem menos capacidade de enfrentar o vestibular do que um aluno branco, amarelo, mestiço, albino, azul, verde ou laranja. Eu desafio. Só uma, mais nada. Eu simplesmente não consigo entender por que ainda se fala, no mundo de hoje, do conceito de raça baseado na cor da pele – ou pior – do conceito de superioridade de certas raças em relação às outras. Até porque, historicamente, todos os regimes que se baseavam no preconceito racial ou étnico terminaram mal, e acabaram sendo condenados e proibidos pelo mundo inteiro. O homem pertence a uma raça só – a raça humana. Até onde eu sei, nenhum estudo feito até hoje comprovou uma relação entre o nível de melanina da pele de um indivíduo e a capacidade de processamento do seu cérebro. Na verdade, eu nem precisava dizer isso. O conceito de raça é totalmente arcaico, ultrapassado e sem fundamentos. No entanto, a Lei Estadual 5.346 do ano de 2008 assume que os negros são intelectualmente incapazes de passar no vestibular em condições normais. É um retrocesso ideológico que ultrapassa os limites do aceitável.O sistema de cotas vigora desde 2002, e só agora, no ano de 2009, que uma autoridade conseguiu chamar a atenção da mídia em torno do absurdo das cotas, ao defender e obter aprovação de uma liminar que proíbe esse sistema. O deputado Flávio Bolsonaro, sob a alegação de que a lei em questão “é discriminatória e não atinge os objetivos previstos”, fez com que a Justiça suspendesse a lei 5.346. Segundo ele, há casos de alunos de pele escura da UERJ que quando, por exemplo, erram uma questão dada pelo professor, são taxados de cotistas, de terem inteligência limitada, mesmo não sendo realmente cotistas. Ele também alega que os cotistas que se formam encontram dificuldades no mercado de trabalho, porque são tidos como menos capazes. A alguém isso parece o resultado de uma “maior inclusão social”? Ou de uma maior “democratização de oportunidades”?O governador Sérgio Cabral manifestou-se, com a seguinte declaração: “É um equívoco achar que a lei de cotas é racista. Racista é acabar com a lei de cotas. Racista é não reconhecer que alunos da rede pública e afrodescendentes têm direito de disputar uma vaga pelo mérito”. Nem preciso dizer o quão imbecil e contraditória é essa afirmação. Repare: ele disse que racismo mesmo é não reconhecer que os negros têm o direito de disputar um vestibular diferenciado – o vestibular diferenciado para negros é claramente uma forma de discriminação ao grupo dos negros, o que caracteriza racismo! Em outras palavras, Cabral disse que racista mesmo é não reconhecer o racismo – conclui-se, por analogia, o que não é racista é reconhecer o racismo. Por favor – isso faz algum sentido? O governador deve estar achando que só porque ele disse “afrodescendentes” ao invés de “negros” ele não é racista. E mais: não é que eu ou alguém ache que a lei de cotas é racista. A lei de cotas é racista. Ponto.


O governo diz que os alunos egressos de escolas públicas também não têm condições intelectuais de, sem as cotas, competir com os alunos de outras escolas. Ora, se sem as cotas eles não são capazes de competir com todo o resto, isso quer dizer que seu nível de conhecimento não é compatível com o dos outros, o que, por sua vez, acusa a má formação acadêmica do cotista, que, por acaso, foi aluno da rede pública de ensino. Todo mundo sabe que o ensino público não presta, e, pelo visto, o governo também. Se o governo não achasse que seu sistema público de ensino fundamental e médio é um nojo, ele não criaria as cotas. Entretanto, o reitor da UERJ, o professor Ricardo Vieiralves, declarou recentemente que “os alunos cotistas têm plenas condições de acompanhar o ensino e nada deixam a dever aos demais estudantes”. Agora sim, a lei das cotas faz menos sentido ainda. Se os alunos de rede pública são tão qualificados quanto os outros, qual o real motivo para dar-lhes o benefício das cotas? O sistema de cotas para esses alunos nada mais é do que uma solução porca, mal-remendada e financeiramente conveniente para um problema cuja real solução exige do governo um gasto imenso em educação – e a longo prazo – o que, evidentemente, não convém aos (bolsos dos) ministros.Aos que acham que o sistema de cotas é apenas uma medida provisória até que o ensino público seja totalmente renovado, eu insisto em lembrar: ninguém, em nenhum momento, garantiu que o sistema de cotas tinha prazo, ou que iria investir na educação até que este não fosse mais necessário. No Brasil, infelizmente, é assim – os políticos seguem a lei do menor esforço, eles só querem saber de oba-oba. Se uma solução tida inicialmente como provisória para algum problema funcionar de alguma maneira, os esforços voltados à solução definitiva desaparecem instantaneamente, e por completo. Imagine então como deve ser o processo para melhorar uma solução já tida como definitiva, como é o caso das cotas. Investir pesado na educação durante 20 anos pra levar o ensino público brasileiro a um patamar mais elevado é totalmente viável, mas dá muito trabalho – convenhamos, é muito mais fácil criar um sistema de cotas e sair falando por aí que é democracia (pra quem?) e que é projeto de inclusão social, que aí todo mundo acredita e acha o máximo essa preocupação que o governo tem com a sociedade carente. E o pior – se a UERJ vencer essa batalha na justiça e conseguir garantir a permanência das cotas, aposto como os políticos pró-cotas ainda vão se vangloriar por terem conseguido “garantir que os cotistas não fossem privados de seus direitos”. Ainda assim, depois de toda essa bagunça, eles ainda saem de bonzinhos na história.


E agora eu quero saber: o que o negro acha disso? O que o aluno da rede pública acha disso? Conheço muitos negros que se sentem insultados por serem tratados como menos capazes que os outros. Aposto também que muitos dos alunos de rede pública que têm que apelar para as cotas prefeririam competir de maneira honesta, de igual pra igual com todos os outros estudantes, e não essa palhaçada de ser o “café-com-leite” do vestibular. É claro que existem, também, os negros e egressos do ensino público que estão achando uma beleza esse esquema de cotas, mas é como eu disse anteriormente, ser “café-com-leite” só tem graça para alguns, mas com um pouquinho de maturidade se percebe que ser “café-com-leite”, na verdade, não tem graça alguma, que o que é bom mesmo é poder competir em pé de igualdade. O sistema de cotas é um desrespeito generalizado – é desrespeito ao cotista negro, porque parte do princípio que ele pode menos do que os outros; é desrespeito ao cotista egresso de escola pública, porque no lugar de lhe dar ensino de qualidade, fazem dele o “café-com-leite” do vestibular; e, finalmente, é um desrespeito a todos os não cotistas, desde os que obtiveram notas maiores que as dos cotistas e, no entanto, foram reprovados, até aqueles que obtiveram notas iguais às dos cotistas aprovados, mas que também foram reprovados por não terem recebido qualquer tipo de vantagem similar. Eu não consigo concordar com um sistema desses – muito menos entender quem concorda. As contradições são nítidas, e os resultados, catastróficos – só não os enxerga aquele que realmente não quer ver.Certa vez, andando em Florianópolis, vi um cartaz da prefeitura local que dizia “Quem dá esmola não dá futuro” – o caso das cotas é justamente esse: o governo dá a esmola, mas não dá o futuro.


Abaixo alguns links sobre o assunto:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1168589-5604,00-DEPUTADO+AUTOR+DE+ACAO+QUE+SUSPENDEU+COTAS+DIZ+QUE+LEI+PODE+AUMENTAR+RACISM.html
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1171292-5606,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1168777-5604,00-JUSTICA+AVALIOU+ASPECTO+FORMAL+E+NAO+O+MERITO+DAS+COTAS+DIZ+HADDAD.html







Amanhã, a nossa opinião sobre o assunto.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

(In)utilidades On na cobertura de Protógenes

Caríssimos amigos, o (In)utilidades On inova mais uma vez. O nosso escritor Pedro de Figueiredo acompanhou uma palestra do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e fez uma cobertura para este blog. Em breve, fotos do evento.

Protógenes não nega possível candidatura em 2010
Pedro de Figueiredo

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, esteve ontem à noite na Escola de Comunicação da UFRJ para dar uma palestra em que contava sua experiência como policial federal. Ao longo de toda a palestra, entretanto, o delegado apresentou um forte posicionamento político.

Protógenes criticou duramente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, por sua vez, havia criticado o governo Lula. Segundo ele, Lula pegou um país em frangalhos e sem esperança. Disse ainda que tinha certeza de que vai fazer muito pelo país. Porém, ao ser perguntado se iria se candidatar a algum cargo em 2010, Protógenes desconversou, mas não negou em momento nenhum a possibilidade de concorrer a um cargo político.

O delegado Protógenes se mostrou também preocupado com o futuro da imprensa brasileira ao repetir por diversas vezes que a atividade jornalística deve tomar cuidado com o “peso” de suas informações. Protógenes ressaltou o papel da imprensa na sociedade, mas disse que essa fução deve ser exercida com cuidado, pois senão pode atrapalhar inclusive a nação, como no vazamento de investigações de alto risco. “É preciso ter cuidado se aquilo que foi investigado pelo jornalista vai ser benéfico ou maléfico para o Estado e a sociedade” – disse o delegado. Ainda em relação a mídia, o policial fez duras críticas às revistas Veja e Istoé pelas suas coberturas, segundo ele, tendenciosas durante a operação Satiagraha.

Outro ponto bastante abordado na palestra foi a corrupção. Para ele, a corrupção se origina de um desequilíbrio entre o público e o privado e é um problema para o funcionamento de todos os setores. Ao comentar sobre a famosa operação que comandou, a Satiagraha, disse que nela existe um “acordo guarda-chuva” e que fundos de pensão irrigariam o banqueiro Daniel Dantas.

O delegado disse ainda que se sente apoiado por 99% da Polícia Federal e que no final das investigações da qual é réu, por vazamento de informações, a verdade prevalecerá.



Voltaremos amanhã com uma discussão bem legal e aparticipação de outros blogs.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

domingo, 31 de maio de 2009

Coreia do Norte: A Guerra é Iminente

Cada vez mais o mundo entra em pânico com a possibilidade de uma terceira guerra mundial. E as tendências apontam que essa próxima guerra envolverá, principalmente, armas nucleares. Entretanto, nesta semana, mais do que nunca o surgimento de uma guerra pareceu iminente em nossa atualidade. A Coreia do Norte retomou seu programa nuclear e realizou o lançamento de mais um míssil de curto alcance no mar do Japão na última semana, gerando tremores de 4.8 graus na escala Richter.

Este já foi o segundo teste nuclear realizado pelo país. O primeiro ocorreu em 2006. Segundo notícias do governo norte-coreano, o novo míssil se mostrou mais potente que o testado há três anos atrás. Daquela vez, o Conselho de Segurança da ONU já havia decidido por sanções a esse país, que já é isolado. O único país com quem mantem relações até hoje é a China, que, por sua vez, também recriminou o teste da última semana.

Mesmo assim, o governo ditatorial norte-coreano ignorou a opinião chinesa. E ainda tem mais, já avisou que a interceptação de navios que contenham armas de destruição em massa ou material relacionado, por embarcações dos EUA ou da Coreia do Sul, será considerada uma declaração de guerra.

Somado a todos esses fatores, há ainda o fato de que, segundo a Coreia do Norte, a Guerra da Coreia nunca acabou, pois o cessar-fogo assinado pelos dois lados em 1953 nunca se converteu em um tratado de paz.

Distanciando-se um pouco dos fatos, podemos ver que o programa nuclear é, ele próprio, a grande arma da Coreia do Norte para sair do isolamento, proteger seu território e ganhar em discussões internacionais. Entretanto, até que ponto essa simples estratégia de negociação passa a ser um potencial perigo para a humanidade?

A única certeza que se tem é que a comunidade internacional está de mãos praticamente atadas quanto ao que fazer em relação ao problemático país, pois a Coreia do Norte já é um país isolado economicamente. As medidas devem ser bem pensadas e analisadas, pois podem gerar grandes desastres na humanidade. A China é a grande arma para se ganhar essa guerra que ainda nem começou. Apenas ela poderá dissuadir o governo norte-coreano a desistir da idéia de programa nuclear, apesar de não se saber até que ponto a China possui influência sobre esse regime.

Enquanto o Conselho de Segurança da ONU decide por uma solução cabível, cabe a nós apenas analisar os fatos e rezar para que não vivenciemos uma guerra nuclear.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Agenda Cultural

Caros amigos,

Quanto tempo!!

O (In)utilidades On retorna de seu recesso mais ainimado do que nunca! E para animar também o último final de semana de maio (mês 05), 5 dicas para você curtir como ninguém esse sábado e esse domingo!

Vamos lá:


1) Para começar, esta é a semana de despedidas no teatro carioca. Por isso é a última oportunidade de conferir 'Hamlet' (no Oi Casa Grande) ou 'Esta é a Nossa Canção' (no Maison de France). Para a criançada, estreia neste sábado o musical "Sítio do Picapau Amarelo', com adaptação de Flávio de Souza (roteirista de Castelo Rá Tim Bum) e direção de Roberto Talma. Também no Oi Casa Grande.

2) Para quem prefere um filminho, não faltam opções. É legal conferir a pré-estreia de 'A mulher invisível' com Selton Mello e Luana Piovani, ou curtir os sucessos de público 'Anjos e Demônios', 'Divã' e 'Uma Noite no Museu 2'. Aqueles que preferem um filme mais cult, com mais debates, a Caixa Cultural apresenta a Mostra 'História da Filosofia em 40 filmes'. amanhã, como parte do módulo 'O que é filosofia?' será exibido Stalker (às 10hs no cinema 2 da Caixa Cultural RJ). Outra opção cult é a mostra Chris Maker no CCBB, com variados filmes às 15, 17:15 e às 19hs.

3) Quem gosta de curtir, também não ficará por fora. No Rio Scenarium tem o grupo 'Empolga às 9', mas às 22hs desse sábado =p. Tem ainda 'Palco Livre' um evento que reúne dez novas bandas, hoje às 22hs no Circo Voador. Aos amantes de pop rock, a banda McFly toca no Vivo Rio, amanhã às 20hs. Os mais calminhos poderão curtir ainda Jorge Vercillo no Canecão, domingo às 20:30.

4) Tem ainda a tribo dos esportistas e amantes de futebol. Para esses, o Botafogo joga contra o Sport, amanhã às 18:30 no Engenhão. O Flamengo, por sua vez, joga no Marcanã, domingo às 16hs, contra o Atlético-PR. Os torcedores do Fluminense poderão assitir o jogo contra o Náutico, domingo às 16, na Globo. Os vascaínos também poderão assitir o jogo contra o Paraná na Globo, só que sábado às 16hs.

5) Por fim, se você é aquele que está cansado e quer passar o fim de semana em casa, assitindo uma boa televisão, aí vão as dicas. Tem a estreia de 'Homem de Ferro', amanhã às 22, no Telecine Premium e de 'A Lenda do Tesouro Perdido 2' no HBO, amanhã às 21hs. Domingo às 22hs, Marília Gabriela entrevista a jornalista Mônica Waldvogel no GNT. E, também domingo, mas às 21hs, o Multishow apresenta o show do Capital Inical no Aniversário de Brasília, como comemoração do Dia Mundial do Rock!

Enfim, esperamos tornar o seu fim de semana mais animado! Esse é o bojetivo do (In)utilidades On! xDD

Amanhã, postagem sobre a tensão na Coreia, não perca!!

Estamnos de volta e com tudo!!

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

domingo, 17 de maio de 2009

(In)utilidades On no Top Blog

Caros amigos,
A votação do prêmio Top Blog já começou e nós estamos indicados!!

Contamos com vcs para votarem!! Vamos ganhar esse prêmio!!!

É o (In)utilidades On no TOP BLOG na categoria Variedades !!!




Vote e nos ajude!! Contamos com vcs!! xDDD

Um grande abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Amigos, estamos com ideias de diversas pautas. Porém, nossas faculdades estão consumindo todo o nosso tempo. Pedimos desculpas, mas até o final de semana que vem terá postagem nova aqui no blog. Enquanto isso, nos ajude, votando no concurso. Obrigado xDD

Leia mais...

domingo, 3 de maio de 2009

Vice é o Botafogo

Após mais de três meses de muito futebol, o Campeonato Carioca chega ao seu jogo decisivo. No palco em que ocorrerá a final da Copa do Mundo de 2014, aconteceu o segundo jogo da final estadual entre Flamengo e Botafogo. Semana passada, no primeiro jogo, tudo acabou igual para os dois lados com o placar de 2 a 2, o que significou mais pressão e emoção para a partida de hoje. Para o jogo decisivo, ingressos esgotados. O público era de mais de 80 mil pessoas. E a promessa de uma grande partida.

O jogo começa de maneira morna. O Flamengo detém maior parte da posse de bola, mas é o Botafogo que leva mais chutes a gol. Até que aos 19 minutos, após uma confusão na área, Kleberson cabeceia a bola, encobrindo o goleiro Renan, deixando a sobra para Ronaldo Angelim, na outra trave, abrir o placar para o Flamengo.



O lance gerou dúvida se o gol foi de Kleberson ou Angelim, mas isso pouco importa. O importante é que o Flamengo sai na frente com uma belíssima jogada.

Mas o Botafogo tenta a todo o momento a recuperação. Túlio Souza bate falta no travessão aos 30 minutos. Mas, o gol botafoguense não sai. E como diz o ditado, quem não faz, leva. Kleberson, de novo, aos 38, bate uma linda falta longe da área. A bola, em muita velocidade, desvia em Alessandro e vai no ângulo direito do goleiro Renan. É um golaço, aumentando o placar para a equipe rubro-negra!

O time de General Severiano começa a se desesperar. Um belo chute de Victor Simões, uma falta cobrada por Juninho. Mas nada passa pelo goleirão Bruno.

O segundo tempo começa e o Botafogo tem a principal chance de diminuir o placar. No primeiro minuto, Alessandro chuta e Juan toca na bola com o braço. É pênalti. Victor Simões se prepara, bate e Bruno faz uma brilhante defesa. A torcida botafoguense se irrita. Mas o time não se abala.

Aos 16, uma falta muito semelhante a do segundo gol rubro-negro, só que desta vez é a favor do alvinegro. Juninho cobra e a bola não desvia em ninguém, entrando no canto direito do goleiro Bruno.

O belo gol de Juninho reanima a equipe. E 2 minutos depois, Leandro Guerreiro dá um passe para Túlio Souza que toca na saída de Bruno, dando o empate ao Botafogo. Tudo igual, 2 a 2.

Quem será o vice dessa vez? É a terceira decisão carioca seguida entre Botafogo e Flamengo. O Flamengo levou as outras duas. Em nenhuma delas, o jogo foi tão emocionante como esse.

Mesmo com a pressão do Flamengo nos últimos minutos, o jogo vai para os pênaltis. O momento é de tensão. Pelo Flamengo, Kleberson, Juan, Aírton, Léo Moura e Ibson. Pelo Botafogo, Léo Silva, Juninho, Gabriel, Leandro Guerreiro e Victor Simões. Mas nem Ibson nem Victor Simões precisam cobrar. Os quatro jogadores do Flamengo convertem suas cobranças. Entretanto, pelo lado alvinegro, Juninho e Leandro Guerreiro perdem suas cobranças. Assim, por 4X2, nos pênaltis, o Flamengo se torna tricampeão carioca pela quinta vez. O Botafogo se torna o vice pela terceira vez seguida.

Vice não é o Cuca, mas sim o Botafogo.


Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Crédito da Imagem: Gazeta Press

Leia mais...

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ontem e Hoje

Vocês sabem que dia é hoje???

Pois é, apesar do Dia Internacional da Mulher ser dia 8 de março, 30 de abril é o Dia Nacional da Mulher. Ou seja, hoje é o dia da mulher brasileira, com toda a sua diversidade, e que é fã do nosso blog ;)

Para comemorar este dia, vamos lembrar um pouco do papel da mulher na sociedade há muitos anos atrás.














Nas décadas de 1920 e 1940, a mulher era vista como um sexo inferior e que só pensava na sua casa, na sua família. Na imprensa, chegavam notícias, por mais que um pouco ultrapassadas, da Europa, o grande referencial de beleza. Lá, a grande preocupação das madames era com a beleza e a estética. As belas senhoras e senhoritas da sociedade não podiam nem ser gordas, nem magras de mais, nem muito nem pouco maquiada, objetivando sempre o casamento. Assim, começavam a chegar no Brasil produtos que permitissem à mulher permanecer jovem por mais tempo, fosse pintando os cabelos brancos, ou até mesmo tomando fortificantes, como Biotônico Fontoura.

Aos poucos, a mulher foi se inserindo no mercado de trabalho. Os primeiros postos ocupados por elas foram a de datilógrafa, pois imaginava-se que elas possuem maior habilidade com as mãos, e o de professora primária, já que eram pessoas cuidadosas e zelosas, com a família e com o lar. Estes empregos, inclusive, chegaram a ser vistos como se fossem acabar com o casamento.

Mais um pouco depois, na década de 1970, surgiu a questão do divórcio. E, posteriormente esse direito foi consegido pela classe feminina. ]

Outros desafios, e não foram poucos, foram enfrentados e superados. Por isso, hoje, o (In)utilidades On parabeniza você, mulher, por esta data pouco divulgada, porém especial. Ainda hoje, nossa sociedade é preconceituosa em relação a algumas questões. Mas temos certeza que mais esse desafio será superado!

Um Abraço Forte,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

domingo, 26 de abril de 2009

TOP 15 + Fotos que você tem que ver antes de entrar em decomposição =p

Faaaala Galera!
Tudo bem?
Pois é... Hoje, dia 26 de abril, é o dia do (In)Utilidades On ser um blog sem nenhum senso jornalístico =p

Depois de muito pensarmos, decidimos botar fotos engraçadas que achamos pela web.
Antes de mais nada, gostaríamos de dar os créditos aos merecedores:
1º O blog Fail possui imagens muito engraçadas e nós utilizamos algumas;
2º Ao nosso amigo João Lucas que já havia feito uma pré-seleção de imagens;
3º E por último e não menos importante, aos nossos leitores que "reclamaram" que o (IN)utilidades ON estava útil demais =p

Agora é a hora de deixar de lero-lero e começar o TOP 15 + Fotos Engraçadas =DD


TOP 15









Isso que é uma pessoa elétrica =p











TOP 14







Gulooooooooooooosa! xD








TOP 13






Isso vai doer... pra caramba! Com toda certeza (y)













TOP 12




Pato Donald corre o risco de ser preso!
Ele foi pego em flagrante em uma tentativa de sedução de uma menor de idade. =p
Brincadeiras à parte.. uma pergunta não quer calar:
Quem foi o ANIMAL que desenhou esse brinquedo? xD











TOP 11






Quatro galinhas numa jacuzzi...
Cenas fortes registradas em um canal adulto. xD








TOP 10


Enche com a boca mesmo ou enfia a bomba?
xD










TOP 9




Lances ingratos do futebol...
Ah, percebam: os dois molequinhos eram do mesmo time xD













TOP 8






Isso que é filhão: Desde cedo ajudando o papai a fazer compras xD












TOP 7




Isso que dá tentar pular a cerca desde pequeno... xD
cuecão, cuecão, cuecão...=P









TOP 6





Depois o Robin que é o homossexual dos quadrinhos...
vergonhoso, sr. Homem Aranha.
Aliás, pelo jeito é Senhorita xD












TOP 5




Aqui é a Srta. Homem Aranha depois de casada...
Já estava um pouco fora de forma nessa foto...=p
Mas nada que uma malhadinha não resolva xD













TOP 4




Um microfone da imprensa registrou o diálogo do lance:
-"UUUUUUUUUUUUUUUUUI amigaaaa!
Seu uniforme é T-U-D-O!"







TOP 3



O pior é que isso acontece mesmo ¬¬
E ainda tem o outro clássico:
"Teclado não localizado. Pressione qualquer tecla para prosseguir"
¬¬







TOP 2






Cachorro esperto =P
Se ele não pode ser o rei da floresta, pode fingir que é o rei da cidade xD












TOP ONE







Isso que dá tentar tirar onda xD
Perdeu, playboy =p














=DD
Aqui se encerra mais edição do nosso TOP 15 =P
Esperamos que vocês tenham gostado e recomendem aos seus amigos(e se não gostaram, aos seus inimigos xD).


Um forte abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sábado, 25 de abril de 2009

Qual é a cor da sua blusa???

Com esta pergunta, comecemos o artigo de hoje. A cor da blusa pode dizer muito sobre seu estado espiritual naquele momento. Assim como o Aperto de Mão fala sobre a personalidade, a cor da roupa busca no seu subconsciente tudo aquilo que você deseja expressar e passar para os demais naquele momento. O uso de certas cores de roupas em certos locais, por exemplo, pode transmitir mensagens de calma enquanto estamos nervosos. O homem, assim, mais uma vez tenta dominar o seu próprio subconsciente. Acreditemos ou não, vamos conhecer um pouco mais sobre o significado das cores.

Dizem que o PRETO é a mistura de todas as cores. Talvez, por isso, dê a sensação de mistério. Entretanto, a mensagem passada pelo preto é de poder e autoridade. Outra possibilidade dessa cor em nossa cultura seria a ideia de morte, luto.

O seu oposto, o BRANCO, é a cor do desprendimento. Nos países orientais, está associada à morte e ao luto. Em geral, essa cor significa limpeza, pureza e inocência.

O AZUL é uma cor que sugere ordem e espiritualidade. A pessoa que usa geralmente valoriza a lealdade e a honestidade. Vestir essa cor expressa desejo de tranquilidade e paz.

Se você deseja chamar a atenção, use VERMELHO. Isto ocorre porque ela tende a trair o olhar das pessoas. É uma cor interessante para o uso em apresentações em público. Esta cor também possui um significado amoroso e sexual, demonstrando ferocidade, ardor.

A receptividade e a atenção dos detalhes é estimulada pelo AMARELO. Em geral, esta cor é utilizada por estudiosos e intelectuais, gerando qualidades positivas e otimistas nas pessoas que usam roupas dessa cor.

Apesar de perguntarmos se as pessoas nos olham, porque estamos de VERDE, essa cor tende a refletir pessoas convencionais, que não desejam “aparecer” diante das demais. Essa cor passa também a ideia de calma e harmonia.

O LARANJA, por sua vez, significa bom senso de humor. As pessoas que usam esta cor gostam de conversar, rir e fazer rir. Além disso, a pessoa pode apresentar traços corajosos e aventureiros.

Por fim, o MARROM é usado, em geral, por pessoas organizadas e dedicadas ao trabalho, à família e aos amigos. Quem gosta de marrom, sabe ir até o princípio dos problemas e de lá encontrar a sua solução.

E você?? De que cor você está agora???

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Voilà, l’année du France au Brésil est ouvert!!


O blog realmente está de cara nova e muitas mudanças ocorreram e estão ocorrendo. Mas, não se preocupem, continuaremos escrevendo em português. O título deste artigo (Enfim, o Ano da França no Brasil está aberto) é apenas para ilustrar o acontecimento que marcará o nosso país este ano.

Após o Ano do Brasil na França em 2005, este ano ocorre o oposto. Até o dia 15 de novembro, diversas atividades culturais permitirão um intercâmbio único entre duas das culturas mais ricas do mundo. O evento, no entanto, ocorrerá não apenas nos pólos culturais do país, mas em todo território nacional, nos 27 estados da federação, do Oiapoque ao Chuí. Essa iniciativa, organizada pelo Ministério da Cultura, é pioneira, mostrando como culturas distantes possuem proximidade com a nossa e como podemos fazer um intercâmbio cultural e educacional em lugares onde as condições de vida não são muito boas.

Para abrir a festividade, na última terça, a Lagoa Rodrigo de Freitas observou um espetáculo magnífico que encantou a quem assistiu. O “Encontro da Água e do Fogo” só não foi mais belo devido à chuva, que atrapalhou a cerimônia e reduziu a expectativa de público de 1 milhão de pessoas para apenas 100 mil. O show pirotécnico, com luzes e performances, agradou até mesmo ao Prefeito Eduardo Paes, que pretende se inspirar nele para realizar inovações no Reveillon deste ano.

Hoje, começaram as primeiras atividades oficias do Ano aqui no Rio. No Centro Cultural da Justiça Federal está em exposição a mostra “A rua é nossa... É de todos nós” com fotografias, vídeos e projetos de arquitetura e urbanismo de dois artistas franceses. Na Caixa Cultural, por sua vez, foi aberta a mostra “Ser Jovem na França” com fotografias selecionadas pelo fotógrafo Milton Guran.

Outros destaques são: a exposição “Tesouros do Louvre” com esculturas de Jean Antoune Houdon, a partir do dia 29 no Museu Histórico Nacional; a mostra “Diálogos Interurbanos” de setembro a novembro na Casa França-Brasil; o “Panorama do Cinema Francês”, de 21 a 28 de junho, no Odeon; e a exposição “Yves Saint-Laurent – Uma Viagem Extraordinária” de 26 de maio a 19 de julho, no CCBB.

Por fim, como divulgado hoje na coluna de Ancelmo Gois no Jornal O Globo, o prefeito Eduardo Paes, inspirado no evento, já conversa com outras embaixadas para que todo ano, no dia 21 de abril, seja lançado um ano temático no Rio. Cada ano seria relativo à cultura de um país cujos imigrantes tenham sido significativos na história da cidade. A ideia é de já no ano que vem lançar o Ano da Itália no Rio. Parabéns ao Prefeito por esse projeto xDD.

Confira todos os eventos que ocorrerão no estado do Rio de Janeiro em: (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/category/programacao/estados/rio-de-janeiro/)


Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades On (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Parabéns, Paulo!

Olá amigos

Tudo bem??

Depois de um dia de comemorações ontem, hoje é um novo dia de comemorações pro (In)utilidades Online. Nosso colunista Paulo Aragão completa 18 anos. Em uma postagem surpresa, os amigos falam um pouco de Paulo Aragão.

Comecemos, então, por sua namorada Ingrid:

"Parabéns Pra você ..nessa data Querida muitas Felicidades muitos anos de vida!É amor ..18 anos ..,idade da “liberdade” . Bem tenho tantas coisas pra te falar ..que não cabem aqui ..mas vou tentar ser breve. Para não fugir dos conformes quero te desejar muita saúde, muita paz , muita boa sorte e muitos anos de vida .. , que você sempre consiga realizar tudo o que você desejar..!Você já e um vencedor, ainda tem muito caminho para percorrer, e muita coisa boa ainda esta por vir ..quero que você saiba que eu Sempre estarei ao seu lado , independente de qualquer coisa !Te amo muito e que os seus 18 anos seja o melhor ano da sua vida ! Beijos Ingrid"


Sua amiga Raquel:

""Feliz aniversário, Paulooo! Desejo muitas felicidades e sucesso sempre! Muito juízo, responsabilidade e sabedoria também! Obrigada pela amizade nesses três anos. Saiba que pode contar comigo para o que precisar e para o que não precisar também. "Companhia agradabilíssima" nunca é demais, não é?! "Vamo que vamo! Vamo com tudo! TUDO NOSSO!!!" Te adoro demais, boladeeenho!""


Seu amigo Pintinho:

"Faaaaaaaaaaala Paulinho......... Parabéns mlk, muitas felicidades pra vc. Espero que tu continue sendo esse grande amigo que fez os 3 anos de Cefet os mais engraçados possíveis. Não podemos perder o contato, pois amizades assim não se formam todos os dias. Abração parceiro e parabéns pelo Blog."


Seu amigo Ivanilson:

"Falar do Paulo é muito complicado, porque ele é um grande amigo que tive o prazer de conhecer e estudar juntos no Radical. Agora no seu aniversario de 18 anos (está crescendo e virando homem =DD) fico feliz de poder mandar essa mensagem de presente no seu blog. Feliz Aniversário, Paulo e espero que tenha um futuro cheio de sucesso. ( Não esqueça da viagem para Portugal que você prometeu =DD)"


Seu amigo Eder:

"18 And Live... Pólete, parabéns, não por completar 18 anos, mas pela pessoa única e pelo grande amigo que você é. Abraço e feliz aniversário"


Sua amiga Carolina:

"Paulo, falar sobre vc é complicado! Não pq não haja o que dizer, mas talvez pq haja coisa demais! E coisa boa! ;] O típico menino de ouro! Sabe aquele cara que vc apresentaria à sua mãe numa boa?! Paulo. iauhaiuhaiauh Super gente boa, educado, dedicado ao que faz, inteligente (ó céus, um ser bem provido de cérebro e que faz ótimas reflexões), tanta coisa. Um cara que eu adoro e a quem eu desejo td de melhor.
Parabéns!!!! Beeeeijos, Carol Romão"


Seu amigo Marco:

"Papa! Um homem de caráter, bom de papo, companheiro e que, assim como seu parceiro de blog, tem grandes sonhos e é disso que é feito um grande homem, de seus sonhos. Espero que todos eles se realizem e que nós, seus amigos, possamos estar ao seu lado quando eles acontecerem. Te desejo muita saúde, paz e sucesso ao longo de toda sua vida. Grande abraço, Marco."


Seu amigo João Lucas:

"Paulete, (originalmente eu tinha escrito “Papa”, mas aí pensei que a Lapolla já ia te chamar assim, então troquei... xD). 18 anos, já pode ser preso hein! (piadinha sem graça clássica, não podia faltar...). Mas queria te agradecer hoje cara. Agradecer pela amizade, por saber que eu posso contar com você sempre que eu precisar, pelas palhaçadas (que não são poucas), pelos conselhos (e que conselhos...), pelas ajudas (sempre me salvando xD). Muito obrigado irmãozinho! E não saia da linha hein, eu me espelho em vc... ;] E vamo que vamo! Tamo junto! Beijundas"


Sua amiga Luiza:

"Papinha meu querido,minha vez de falar.Afinal,o que o mestre Evaldo prega não tem como mudar,e você vai continuar na minha vida por muito mais tempo.Sabe por quê?Pq ainda temos um(uns) livro(s) para terminar,casos para solucionar e muitos cafés para tomar,seja numa tarde comum no shopping ou no meio da madrugada, um apoiando o outro,para a prova do dia seguinte."Flor de laranjeira", saiba q eu me sinto honrada em ter uma pessoa tão leal e companheira como vc por perto,e vc sabe, nós nascemos um para o outro,só q ainda não descobrimos!Desejo grandes conquistas para o grande homem que é!Estarei te apoiando em tudo, mesmo que de longe! Beijos"


Seu irmão Alberto:

"Bem, quando recebi o convite para escrever aqui sobre o Paulinho (conhecido também como Paulo) fiquei pesando: " Caramba, o que irei escrever ? ". E para ser bem sincero com todos vocês, leitores do (in)utilidades online, ainda não sei muito bem...
Meus amigos sabem muito bem, apesar dos moles que as vezes ele dá (assim como todo mundo) sou fã desse moleque. Para mim ele é o cara !!! Gostaria apenas de parabenizar meu querido e amado irmão por esta importante passagem. Afinal agora possuindo 18 anos já pode fazer diversar coisas que não podia antes: ser preso, beber bebidas alcoólicas perante a lei, entrar em motel... rs. Agora também pode atuar como Sokahan em viagens, atuar em seiri externo... (Essa parte acredito que apenas os membros da BSGI tenham entendido né? rs..)
Mas enfim, agora aumenta a responsabilidade, pois deixa de uma certa forma de ser um menino e passa a ser homem. Inclusive considerado responsável pelos seus atos perante a sociedade. Sem dúvida é uma nova etapa na vida se iniciando. Então parabéns ! Seja muito feliz e alcance muitas vitórias em sua vida ! Conte comigo sempre, pois além de ser seu irmão de sangue, você é meu grande amigo.
Por favor, conte comigo ! Vamos avançar juntos hoje, amanhã e sempre !"


E seu amigo e colunista deste blog, Pedro de Figueiredo:

"Caro primo. Apesar de nos conhecermos a relativamente pouco tempo, acho que nós conhecemos bem um ao outro (sem pensar merda xD). Por essas e outras, cara, você se tornou o primo homem que eu não tenho e ao qual eu admiro bastante. Nesse dia de hoje, eu te desejo muitas felicidades, saúde, paz, sucesso e tudo mais por muitos e muitos anos. Corra sempre atrás de seus objetivos, conte sempre comigo e não esqueça que eu sou o assessor de imprensa de toda a sua empreitada política (hauahauahua xDD). Bjunda e um abraço forte, Pedro."


E assim, caros leitores, terminamos a homenagem aoa aniversariante de hoje. Deixe você também sua mensagem de aniversário para o colunista Paulo Aragão.


Um abraço forte e até amanhã,

Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Agradecimentos especiais à Ingrid Andersson. Sem ela, seria impossível realizar esta postagem xD

Leia mais...

terça-feira, 21 de abril de 2009

3 Meses de vida e muitas novidades =DD

Fala galera...
Tudo bem?
Relaxe... Você está no blog certo. Você está no (In)utilidades Online - 3 meses de vida =DD

Primeiro gostaríamos de parabenizar-lhes por estarem aqui, mais uma vez, lendo nosso blog. =)
É por causa de vocês que nós fazemos tudo isso e faremos ainda mais =DD
Hoje, dia 21 de abril, nosso blog completa 3 meses xDD E todos nós ganhamos presentes.

Para começar, o nosso presente:
Iniciando nossa comemoração temos o prazer de anunciar que fomos indicados ao Concurso TOP BLOG na categoria Variedades !!!




A votação ainda não começou!!!
Mas quando começar, conto com o voto de todos vocês para ganharmos esse concurso! =DD

Agora, o presente de vocês. Como já devem ter notado, o nosso blog está de cara nova. Vamos enumerar algumas novidades:
1) Agora nós temos uma logo para que você tenha uma identificação visual com o blog;
2) O layout mudou completamente, permitindo que você tenha uma leitura mais gostosa;
3) A fonte de nosso textos agora é Verdana para que a leitura fique mais leve e mais fácil;
4) O Quem Somos Nós está atualizado para que novos leitores nos identifiquem com mais facilidade;
5) Quem quiser poderá agora se inscrever no RSS;
6) O nosso contador fica agora no canto direito superior, para você nos ajudar cada vez mais com visitas;
7) E cliquem cada vez mais nas propagandas aqui ao lado, pois elas geraram verba para futuros projetos do (In)utilidades xDDD

Esperamos sinceramente que tenham gostado. Desejamos que esses três meses transformem-se em muitos e muitos anos.

Obrigado por tudo, continuem conosco e um grande abraço,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

50 anos de jovens emoções

Neste ano, Roberto Carlos completa 50 anos de carreira. Entretanto, uma pergunta é previsível: em que a carreira de Roberto Carlos interessa ao jovem público leitor deste blog?? Ora, caro leitor, interessa muito e você vai entender o quanto.

Primeiramente, façamos uma retrospectiva. A carreira de Roberto Carlos iniciou-se em 1959, mas sua popularidade só foi atingida apenas na segunda metade da década de 1960 através do movimento da Jovem Guarda. Este movimento musical, como nunca antes visto no Brasil, atraiu multidões, em especial os jovens, o que impulsionou um grande consumo de roupas e acessórios. Essa ideia de consumo, inclusive, justifica a associação da Jovem Guarda com movimentos de alienação, mas isso não é assunto para este artigo.

A partir daí, a música de Roberto, a grande maioria composta junto com Erasmo Carlos, tomou proporções inimagináveis, fazendo com que ele se tornasse um grande fenômeno da música pop brasileira. O título de Rei, por exemplo, veio do enorme alcance de suas músicas. Nenhum outro cantor na história conseguiu tamanha popularidade entre tantas diferentes classes do povo brasileiro.

Porém, o tempo passou, e o Rei cada vez mais abandonou as composições pops e passou a compor músicas românticas, algumas chegando até próximo do sertanejo. Mais ainda, com seu desapontamento amoroso com o falecimento de suas duas esposas, Roberto entrou em depressão no início da década de 2000, o que o levou a uma longa reclusão e à composição de músicas em homenagem póstuma a sua última esposa, que apesar de bonitas, nada tem de populares. Com esses acontecimentos, o Rei foi, aos poucos, deixando se ser pop e passando a ser considerado como brega pela juventude de hoje.

Mas, o que não podemos esquecer, e este é o objetivo desse artigo, é que muitas músicas do Rei são sucesso ainda hoje e entre os mais jovens. Sim, isso é verdade. Talvez, você cante diversas músicas de RC, mas não saiba já que são interpretadas por outros artistas.

O maior exemplo, sem dúvidas, é “É preciso saber viver” sucesso consagrado pelos Titãs. Outro exemplo no segmento pop rock é a música “É proibido fumar”, regravada pelo Skank. Ainda nesta linha, o Jota Quest regravou “Além do Horizonte”.

Ainda tem mais, no axé, o Babado Novo teve como grande sucesso “Amor Perfeito”, que apesar de ser de Michael Sullivan e outros, foi eternizada na voz de Roberto. E até mesmo no ritmo de funk, a regravação de “Negro Gato” (de Getúlio Cortes, mas conhecida através de Roberto) com MC Leozinho. Na MPB, Marisa Monte fez sucesso com “Eu te amo, te amo, te amo”.

Se a sua memória for ainda um pouco mais longe, lembrará de uma música cantada por Sandy & Júnior na sua infância e que é uma gravação do Rei (a versão brasileira foi feita por seu parceiro Erasmo Carlos): a música é “Splish Splash”. Quem não lembra de “Splish Splash, todo mundo olhou / e com água na boca muita gente ficou iééé/ Splish Splash / Splish Spalsh fez o beijo que eu dei”.

Pois é, meus caros. Por estas e outras, Roberto Carlos é um Rei da música brasileira. Com certeza, os autores estão sendo injustos, pois, além dessas, muitas outras músicas fazem parte do nosso cotidiano. Mas, como o espaço é curto, fica a mensagem. Roberto Carlos, apesar de parecer brega e ter 50 anos de carreira, possui uma série de músicas que estão tão infiltradas no cotidiano jovem que nós nem percebemos. Parabéns ao Rei! xDD

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Amanhã, aniversário de 3 meses do nosso blog. E quem ganha presente é você xDD Uma grande surpresa no (In)utilidades Online amanhã! Não perca ;)

Leia mais...

domingo, 19 de abril de 2009

Fim da Era Vestibular e Começo da Era ENEM

O ministro da educação Fernando Haddad lançou nas últimas semanas o projeto de um novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que visa a, gradativamente, substituir o vestibular. De acordo com esse projeto, o acesso às universidades federais se daria através desse exame, podendo ser seguido de outras provas.

O objetivo do ministro conta com o apoio da maioria dos reitores das universidades federais, que acreditam, com essa medida, mudar o perfil do acesso às universidades, que hoje se dá através de provas “decorebas”, e acabar com a “indústria” dos cursinhos pré-vestibulares. Realmente, o vestibular é um processo pouco democrático de acesso aos cursos superiores, mas até que ponto a substituição deste por uma outra prova irá democratizar o processo?

Primeiramente, vejamos pelo lado dos cursinhos pré-vestibulares. De fato, essa “indústria” faz com que apenas uma minoria privilegiada tenha acesso a maior parte das vagas do vestibular. No entanto, a substituição do vestibular pelo ENEM não acabaria com os cursinhos. Haveria apenas uma troca de cursinhos pré-vestibulares por cursinhos pré-ENEM. Ou seja, pensar que os cursinhos irão se acabar com a troca do vestibular por outra prova é um devaneio utópico.

Outro ponto de vista das autoridades é que o modelo de prova do ENEM estimula o raciocínio lógico e conhecimentos gerais em substituição a um conteúdo “decoreba”. Entretanto, mais uma vez voltamos à discussão dos cursinhos. Todo raciocínio é treinável. Desta maneira, aqueles que têm condições de pagar um curso sairão na frente, pois poderão treinar seu raciocínio lógico para a prova. Por sua vez, todo conhecimento geral é passível de ser adquirido. E, aqueles com melhores condições de renda têm, também, acesso aos principais meios de comunicação, tornando-se mais fácil deter esse conhecimento.

Ainda são enumerados como positivos, o menor custo para o estudante pela realização de apenas uma prova e a possibilidade de concorrer a vagas em qualquer universidade federal do país. A primeira suposta vantagem parece atrativa. No entanto, pensemos. A realização de uma boa prova pode ser afetada por uma noite mal dormida ou por uma simples indigestão. Quando se faz diversas provas, o vestibulando tem mais chances de se sair bem. Quanto àqueles sem condições, deve-se, em contrapartida, aumentar o número de isentos de pagamento de inscrição, o que, inclusive, sairia mais barato para o MEC e as universidades. Já em relação a concorrer a qualquer universidade do país, isso é relativo. Um estudante com possibilidade de morar no Acre para cursar sua faculdade tem dinheiro também para pagar sua passagem até lá a fim de prestar o vestibular. Por sua vez, o estudante carente, pode até passar para uma universidade longínqua, mas não terá condições de se manter lá durante o curso.

Além disso, o retorno a provas objetivas seria, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, um grande retrocesso, uma vez que a maioria das universidades públicas possui pelo menos uma fase, se não todo o exame, com provas discursivas, que são, reconhecidamente, mais justas.

Desta maneira, substituir o vestibular pelo ENEM é trocar seis por meia dúzia. Todo concurso é um exame injusto, mas até hoje não se conseguiu achar nenhum tipo de avaliação mais justa. Para aliviar essa injustiça, o investimento em duas medidas seria mais coerente: o PAS (Programa de Avaliação Seriada) e as cotas. O PAS é um conjunto de três avaliações – uma no final de cada ano do ensino médio, e que por avaliar o aluno anualmente seria mais justa que uma única avaliação no final de três anos. Já as cotas permitem a estudantes carentes uma oportunidade de crescer profissionalmente e mudar seu destino, enquanto o ensino básico não é melhorado.

Por fim, pensamos que essa troca, ao invés, de ajudar, atrapalhará o acesso às melhores universidades do país, tornando o processo mais injusto do que já é. Toda alteração exige uma melhor avaliação de seus prós e contras para se evitar retrocessos.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@mail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.1: Essa semana tem dois feriados e também terá 7 artigos do (In)utilidades. Até domingo que vem, artigos todo dia. Não perca! xDD


P.S.2: Crédito da Imagem: Agência O Globo

Leia mais...

terça-feira, 14 de abril de 2009

A História da Chapeuzinho Vermelho

Fala galerinha,
um e-mail muito engraçado tem sido circulado pela internet. Como a história da Chapeuzinho Vermelho seria por diferentes meios de comunicação?? De maneira geral, cada meio d eocmunicação tem sua forma de contar o acontecimento, ou seja, sua linha editorial. Em princípio, nenhum deles está errado, apenas são diferentes formas de contar o mesmo fato. Vamos ver essas previsões:

*JORNAL NACIONAL*
(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...".

(Fátima Bernardes): "... Mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".

*FANTÁSTICO*
(Glória Maria): "... Que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"

*CIDADE ALERTA*:
(Datena) "... Onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades?
Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela !! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não."

*JORNAL DA NOITE*
(Boris Casoy) "Lobo matou vovó e quase mata chapeuzinho. É uma vergonha".

*REVISTA VEJA*
"Lula sabia das intenções do lobo".

*EXPRESSO*
"Lobão se deu mal. Traçou vovó, ia pegar chapeuzinho, mas caçadores acabaram com a festa"

*REVISTA CLÁUDIA*
"Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho".

*REVISTA NOVA*
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama".

*REVISTA MARIE-CLAIRE*
"Na cama com o lobo e a vovó".

*FOLHA DE S. PAULO*
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador".

Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

*O ESTADO DE S. PAULO*
"Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT."

*ZERO HORA*
"Avó de Chapeuzinho nasceu no RS".

*AQUI*
"Sangue e tragédia na casa da vovó".

*REVISTA CARAS *(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa".

*PLAYBOY* (Ensaio fotográfico no mês seguinte)
"Veja o que só o lobo viu".

* REVISTA ISTOÉ *
"Dossiê Lobo: denúncias criaram CPI"

* REVISTA EXAME*
"Caçadores fundam consultoria especializada em gestão de riscos"

* CAROS AMIGOS*
"O grito dos excluídos: Passeta a favor da paz critica truculência dos caçadores"

*G MAGAZINE* (Ensaio fotográfico com lenhador)
"Lenhador mostra o machado"

P.S.: Esta versão contou com a criatividade do Professor Eduardo Refkalefsky (ECO/UFRJ)

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Melhorar para você

Olá amigos,

Vocês devem ter percebido que passamos mais de uma semana sem postagem!!!! Provavelmente, os mais pessimistas acharam que o blog tinha acabado, virou mais um blog morto na web.

Mas, isso não é verdade xDD Passamos a Semana Santa inteirinha, elaborando novos planos, novas estratégias, novidades para que você nosso leitor possa acompanhar cada vez mais nosso blog. As novidades não virão em pacote, mas sim, aos pouquinhos, você sentirá a diferença.

Aproveitando a data, uma Feliz Páscoa a todos vocês e suas famílias. Que o espírito de reflexão e a mizade possa permanecer durante todo o ano!

Desta maniera, não esqueçam! Amanhã já voltamos a ter postagens =))

Um Abraço Forte,

Paulo Aragão (pauloaragaomelo@mail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

Leia mais...

sábado, 4 de abril de 2009

Direitos Humanos = Direito de Bandido???

Você recorda há quanto tempo discutimos o problema da violência?? De fato, desde o final da década de 1980, a violência tem sido vista como uma grande questão da nossa sociedade. Entretanto, a forma de se entender e tratar o problema mudou entre aquela época e hoje.

No final dos anos 1980 e durante a década de 1990, a violência era vista como um problema social. O bandido seria um excluído social que entraria para a criminalidade por esta situação que a ele era imposta. Realmente, este é um pensamento um tanto quanto racional, no sentido que não são poucos os casos de crianças criadas em comunidades carentes que entram para a marginalidade como forma de subir na vida, influenciados por uma mídia que valoriza a ascensão social e por uma situação social deplorável resultante do desamparo do Estado.

Entretanto, esse pensamento mudou com a entrada desta década. O bandido, antes excluído social, hoje, se tornou um ator maquiavélico e cuja pena deve perpassar os castigos físicos e até mesmo a morte. Onde ficariam, desta maneira, os direitos humanos?

As classes média e alta de nossa sociedade, principalmente, veem a questão dos direitos humanos como “direito de bandido”. Segundo este pensamento, não se pode dar direitos a um cidadão que cometeu atrocidades. Esta visão, no entanto, é individualista e não leva em conta os motivos que provocaram que o infrator cometesse seu crime. Claro que ele deve responder pelos crimes que cometeu, mas sempre dentro da legalidade e das penas previstas pelo Código Penal. Toda e qualquer “pena extra”, isto é, agressões, desrespeitam as leis brasileiras e devem ser punidas com o mesmo rigor de um criminoso.

Um grande retrato de desrespeito aos direitos humanos vem do filme “Tropa de Elite”. Capitão Nascimento tornou-se herói de uma geração que valoriza a violência como solução para violência. Apesar de um excelente filme, o triste enredo nele apresentado, e que é real, desrespeita todos os direitos que temos sobre o próximo. Todo criminoso tem direito a arrependimento e à reintegração na sociedade. Tratando-o com violência, o criminoso tomará desgosto pelo sistema. Se em liberdade, irá, cada vez mais, entrar no mundo da marginalidade, pois vê no Estado um aparelho mais violento do que o próprio mundo do crime. Se preso, provavelmente, quando liberado, se tornará reincidente, pois irá bater de frente com aqueles que o maltrataram.

Além do mais, não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade sujeita ao erro, e logo, diversos inocentes poderiam ter seus direitos desrespeitados injustamente.

Por essas e outras, devemos ter nosso pensamento focado na questão dos direitos humanos. Não podemos nos deixar levar por raivas momentâneas e cometer delitos tão graves quanto o de criminosos. Ao invés da sociedade se mover para que mais represálias a criminosos ocorram, deveríamos nos mover para que as prisões tivessem condições humanas, de modo que o infrator possa se arrepender e se reinserir na sociedade quando libertado.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@mail.com)
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

P.S.: Quer discutir mais sobre violência. Acesse o blog Repórter de Crime (http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/) do colega Jorge Antônio Barros do Jornal O Globo.

Leia mais...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicas para o Fim de Semana

Olá amigos

A partir de hoje, e frequentemente, mas sem datas fixas, o (In)utilidades Online publicará dicas para um fim de semana cultural e divertido. Para começar nada melhor do que falar de teatro.

Sexta passada estreou no Oi Futuro, no Flamengo, a peça In On It. Com direção de Fernando Eiras e atuação de Enrique Diaz e Emílio de Mello, a peça é uma história sobre uma peça. Como assim? Isso mesmo que você entendeu, a história da peça é sobre os ensaios de uma peça onde as personagens são atores.

O próprio começo da peça é intrigante. Não há cortina separando o palco da plateia. Fernando Eiras começa a peça fumando em pleno teatro. Tudo isso, no entanto, é apenas o começo de uma peça que rompe as barreiras e limites do teatro tradicional. A estética fica de lado, abrindo espaço para a atuação em sua essência.


O texto do dramaturgo americano Daniel Malcvior é fantástico. Consegue prender o espectador do início ao fim e cercá-lo de dúvidas durante todo esse tempo. O cenário resume-se a duas cadeiras. Isso remete a um conceito de Bertolt Brecht, para quem a peça não precisa de cenário, o próprio espectador o cria em sua imaginação. A atuação de Emílio de Mello e Fernando Eiras é sensacional, mostrando a versatilidade dos dois atores que interpretam não apenas suas personagens, mas também as personagens de suas personagens. Além disso, é importante destacar a sincronia entre os atores, o que permite à peça uma fluidez incrível. A iluminação é fundamental para situar o espectador e, diga-se, muito bem feita. A trilha sonora, por sua vez, traz mais emoção às cenas marcantes, incluindo o espectador nelas. Para fechar os aspectos técnicos, a direção de Enrique Diaz é incrível, permitindo uma peça única e histórica e consagrando o trabalho do diretor.

O final da peça também não deixa a desejar. É um final tão subjetivo, que permite a quem assiste entendê-lo da maneira que quiser. A possibilidade de finais é múltiplo, rompendo ainda mais com os modos tradicionais de se fazer teatro. Para quem gosta de teatro, é uma excelente opção para o fim de semana. A peça fica em cartaz até o dia 28 de junho, de sexta a domingo às 19:30. O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 81, no Flamengo. O preço é bastante accesível: R$15. E a cotação da peça, sem dúvidas, é de cinco estrelas xDD.

Um abraço,
Paulo Aragão (pauloaragaomelo@gmail.com
Pedro de Figueiredo (pedfigueiredo@hotmail.com)

Equipe (In)utilidades Online (inutilidadesonline@gmail.com)

* O autor Pedro de Figueiredo foi convidado pela produção da peça para assistir o ensaio aberto na quarta 25/03.

Leia mais...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget

  ©INutilidades ON - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Web Analytics